PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 17 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sábado, 2 de julho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 17


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema DEPRESSÃO: A DOENÇA DA ALMA NO BRASIL DO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1
Segundo OMS, 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo
Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da prevalência da doença em países em desenvolvimento

A doença não deixa marcas aparentes, é impossível de ser diagnosticada por exames de imagem e, confundidos com uma tristeza normal, os sintomas podem passar despercebidos. Mesmo assim, a depressão é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. Hoje, segundo um estudo epidemiológico publicado na revista especializada BMC Medicine, 121 milhões de pessoas estão deprimidas. Para se ter uma ideia, é um número quase quatro vezes maior do que o de portadores de HIV/Aids (33 milhões).
As últimas estimativas da OMS apontam que apenas no ano de 2015 a depressão afetou mais de 350 milhões de pessoas, cinco milhões só no Brasil, e a maioria nem sabe que está doente. Chamada de Doença da Alma, a depressão carrega estigmas como o preconceito com os transtornos mentais, a dificuldade de interpretar os sintomas, e isso faz com que a pessoa demore à buscar ajuda, obtenha um diagnóstico e o tratamento adequado.
Os critérios atuais para diagnóstico de depressão, ainda de acordo com a OMS, determinam que para ser detectada com a doença, uma pessoa deve apresentar ao menos cinco dos sintomas do transtorno, sendo um deles, obrigatoriamente, o humor deprimido ou a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas ao paciente. Os outros sintomas são: alteração de apetite, perda ou ganho de peso, insônia ou muito sono, dificuldade de concentração, baixa autoestima, ansiedade acompanhada de movimentos repetitivos. Estudos apontam que a depressão ainda é fator de risco a doenças como as cardíacas, incluindo infarto e aterosclerose.

TEXTO 2
A depressão é uma doença e precisa ser tratada como tal


TEXTO 3

Projeto de combate a depressão é sancionado pelo prefeito de Aracaju

Projeto foi aprovado por unanimidade na CMA e tem objetivo de alertar a população a se prevenir contra a doença.


O Projeto de Lei, de autoria do vereador de Aracaju, Max Prejuízo (PSB), que institui a Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão na capital, foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal e foi sancionado pelo prefeito João Alves Filho.
O vereador apresentou os objetivos do projeto explicando que a preocupação com o grande número de pessoas afetadas pela doença e falta de informação acessível à população é grande.
“A depressão é uma doença silenciosa e precisamos ampliar a informação e o conhecimento sobre esse mal, suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento, além de combater o preconceito que cerca a doença e o paciente. Durante a campanha, que será permanente, o município poderá viabilizar a realização de palestras, debates, panfletos explicativos e tudo o mais que for necessário para esclarecer a população e incentivar a busca de ajuda e o tratamento adequado”, disse.
Max Prejuízo disse ainda que com o cumprimento desta Lei, o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias com outras instituições públicas ou privadas. “É importante estar atento aos sintomas da doença e, por isso, é primordial divulgarmos e esclarecermos à população o que é a depressão e a quem recorrer”, disse Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário