A partir da leitura dos textos motivadores
seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto um dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa
sobre o tema A INCLUSÃO DIGITAL NO
BRASIL CONTEMPORÂNEO, apresentando proposta de intervenção,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
O
Brasil está na média mundial quando o assunto é acesso a tecnologias da
comunicação, mas as desigualdades internas são grandes: o acesso em Moema,
bairro nobre da zona sul da capital paulista, é tão bom quanto na Holanda.
Segundo o Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic), lançado
nesta terça-feira no Rio pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio
Vargas (FGV), a taxa de acesso a essas tecnologias no Brasil ficou em 51,3%,
deixando o País em 72º lugar no ranking global.
No
ranking nacional, o estudo da FGV usa o Censo 2010 como base de dados. As
melhores cidades são São Caetano do Sul (82,6%), Santos (78,2%), Florianópolis
(77%), Vitória (76,6%) e Niterói (76%).
Segundo
o economista Marcelo Neri, pesquisador do CPS/FGV e coordenador do estudo,
essas cidades já se destacam em termos de renda per capita e Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH). A pior cidade do País no ranking do Itic é
Fernando Falcão, no Maranhão, com 3,7%.
Disponível em: <
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inclusao-digital-espelha-desigualdades-do-brasil>
Acesso em 06 jun. 2016
TEXTO 2
Os
impactos sociais da informática, conquista da ciência e da tecnologia, são
capazes de levar a uma transformação maior que a da máquina a vapor. Uma
sociedade baseada cada vez mais na troca de valores simbólicos, do dinheiro à
informação, vai mudar o eixo da economia, acabar com o conceito atual de
trabalho, valorizar mais que tudo o conhecimento e a aprendizagem.
Neste
cenário, os excluídos serão cada vez mais excluídos – com o poder se
concentrando nas esferas virtuais (com profundo controle nas esferas reais) – a
não ser que se implementem eficazes e massivas ações para promover sua
“inclusão digital”.
Na
educação, a internet traz um potencial inovador ímpar, pois permite superar as
paredes da sala de aula, com a troca de ideias com alunos de outras cidades e
países, intercâmbio entre os educadores, nacional e internacionalmente,
pesquisa online em bancos de dados, assinatura de revistas eletrônicas e o
compartilhamento de experiências em comum
Disponível em: <http://www.cidec.futuro.usp.br/artigos/artigo6.html>
Acesso em: 06 jun. 2016
TEXTO 3
TEXTO 4
Segundo
Tiago Mattos que é multiempreendedor, educador e palestrante, a revolução
da internet já passou e, agora, o futuro aponta para uma integração cada vez
maior entre homens e tecnologias. O pensamento humano é linear. Já o pensamento
dos computadores funciona de acordo com uma lógica exponencial. A cada dezoito
meses, mais ou menos, nossa capacidade duplica. Por isso, a velocidade da
evolução é cada vez maior, as interações entre os objetos e os humanos devem se
intensificar e se complexificar. “Este é um processo irreversível. Se já temos
smartphone, SmarTVs… as coisas ficarão cada vez mais ‘espertas’ e nós, humanos,
somos apenas mais uma dessas coisas.
Disponível em:
<http://super.abril.com.br/tecnologia/internet-e-coisa-do-passado> Acesso
em 06 jun. 2016 (Adaptado)
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