QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 06 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sexta-feira, 3 de junho de 2016

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 06

TEXTO 1
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

1.    A progressão é garantida nos textos por determinados recursos linguísticos e pela conexão entre esses recursos e as ideias que eles expressam. Na crônica do texto 1, a continuidade textual é construída, predominantemente, por meio
A.  Da repetição de estruturas, garantindo o paralelismo sintático e de ideias.
B.  Da estruturação de frases ambíguas, construindo efeitos de sentido opostos.
C. Da ordenação de orações justapostas, dispondo as informações de modo paralelo.
D. Do emprego de vocabulário rebuscado, possibilitando a elegância do raciocínio.
E. Da apresentação de argumentos lógicos, constituindo blocos textuais independentes.
TEXTO 2


2.    A unidade de sentido de um texto se constrói a partir daquilo que é dito, daquilo que não é dito, a partir do modo de se dizer, dos motivos, das aparências, do contexto. Nesse sentido, a partir da leitura do anúncio, depreende-se que
A.  A referência à proibição de beber no trânsito é feita a partir da intertextualidade entre a placa de trânsito, que normalmente remete à ideia de proibição, tendo ao fundo a imagem de uma garrafa.
B.    A relação estabelecida entre a frase “novo sinal de trânsito” e a parte não verbal permite estabelecer um público-alvo específico, ou seja, pessoas envolvidas com o álcool.
C.   O adjetivo “novo”, seguido do substantivo “sinal” empregado no anúncio, remete à ideia de que agora existe uma nova placa de trânsito que deve ser respeitada pelos motoristas.
D.   O anúncio tem uma finalidade específica inter-relacionada, nesse caso, à ideia de persuadir as pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas, pois elas fazem mal à saúde.
E.    A conexão estabelecida entre a placa de trânsito e a imagem da garrafa é construída com o objetivo de evidenciar quais são os motivos que levam as pessoas a não ingerirem bebida alcoólica enquanto estão dirigindo.

TEXTO 3

Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça: vírgulas significam pausas.
Revista Língua Portuguesa, n.º 36, outubro de 2008, p. 30.

3.    A publicidade utiliza recursos e elementos linguísticos e extralinguísticos para propagar sua mensagem. O autor do texto publicitário acima, para construir seu sentido, baseia-se
A.   Na polissemia da palavra PAUSAS
B.   Na criação de dúvida quanto à quantidade de trabalho. 
C.   Na possibilidade de instruir o leitor quanto à sua rotina. 
D.   Na certeza de surpreender o leitor com efeitos de humor. 
E.   No objetivo de alertar o leitor no que se refere à sua rotina de trabalho diária.

TEXTO 4


Quino, Toda Mafalda, Martins Fontes, p. 323.

4.    A lógica do texto se dá prioritariamente
A.   Pela definição da palavra democracia
B.   Pelo significado atribuído ao verbete democracia
C.   Pela descrença na aplicação efetiva da democracia
D.   Pela etimologia que constitui o vocábulo democracia
E.   Pelo efeito de humor gerado pelo sentido de democracia

TEXTO 5                                        TEXTO 6
    


5.    A questão dos refugiados vem mostrando relações cada vez mais eugênicas e xenófobas entre os povos. Em pleno século XXI, as nações ainda buscam produzir uma seleção nas coletividades humanas. Partindo desse pressuposto, marque o que for correto sobre os textos em estudo.

I.   A imagem 1 é uma releitura da imagem 2;
II. A imagem 2, por aliviar um sofrimento, é uma espécie de catarse da imagem 1;
III. Há intertextualidade entre as duas imagens, uma vez que elas mantêm uma relação dialogal de sentido;
IV. Por transmitir uma informação objetiva sobre a realidade, na imagem 1, predomina a função referencial da linguagem; já na 2, há a predominância da função poética.

A.    Somente o item I está incorreto
B.    Somente o item II está incorreto
C.   Somente os itens I e II estão corretos
D.   Somente os itens II e III estão corretos
E.    Somente os itens III e IV estão corretos

TEXTO 7
Rio ganha estátua da escritora Clarice Lispector
Obra foi inaugurada no bairro do Leme.Escritora foi moradora da região por 12 anos.



O bairro do Leme, na Zona Sul do Rio, ganhou no último domingo (15) uma estátua da escritora Clarice Lispector. Ela foi moradora do bairro durante 12 anos.
A ideia de homenagear Clarice, que morou no Leme durante 12 anos, partiu da professora de literatura Teresa Monteiro, biógrafa de Clarice, e foi apoiada, entre outras pessoas, pela atriz Beth Goulart, que representou a escritora no teatro. Juntas, elas fizeram um abaixo-assinado para que a estátua de Clarice, com o cachorro Ulisses, fosse erguida. “Foi um conjunto de forças, união de várias pessoas”, conta Teresa à agência Brasil.

6.    O objetivo do texto 7 é 
A.   Relatar a biografia de Clarice Lispector
B.   Evidenciar o conjunto de obra da autora
C.   Agraciar a escritora que morou por 12 anos, no Leme, Rio de Janeiro
D.   Homenagear Clarice Lispector pela grandiosidade de sua obra literária
E.   Organizar um abaixo-assinado para que a estátua de Clarice fosse erguida

TEXTO 8

Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
— Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
— Macabéa.
— Maca — o quê?
— Bea, foi ela obrigada a completar.
— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
Eu também acho esquisito, mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem, mas parece que deu certo — arou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor — pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
 Clarice Lispector, A hora da estrela

7.     Clarice Lispector é uma das escritoras mais aclamadas da literatura modernista brasileira. De origem ucraniana, com sua escrita intimista, surpreendeu ao colocar o inconsciente em seus escritos.  Portanto, tendo por base esse excerto de A HORA DA ESTRELA, última obra da autora, assinale a passagem em que a introspecção se faz mais latente
A.    Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou...”
B.    “Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.”
C.   — Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.”
D.   “...até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome...”
E.    “...pois como o senhor vê eu vinguei...

TEXTO 9


Miragem, Augusto de Campos

8.    Sobre o poema concreto de Augusto de Campos, depreende-se que
I. É possível perceber a preocupação com o efeito óptico, recurso comum na poesia concreta.
II. Valendo-se de materiais gráficos e visuais, o poeta rompeu com a estrutura discursiva do verso tradicional ao propor a geometrização e a visualização da linguagem.
III. Principal corrente de vanguarda da literatura brasileira na segunda metade do século XX, o Concretismo buscou referências nas vanguardas europeias, entre elas o Cubismo e o Futurismo, como se vê no poema de Augusto de Campos.
A.    Somente o item I é correto
B.    Somente os itens I e II são corretos
C.    Somente os itens II e III são corretos
D.    Somente os itens I e III são corretos
E.    Todos os itens são corretos

TEXTO 10



TEXTO 11


9.    Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto da campanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por uma estratégia
A. Expositiva, porque informa determinado assunto de modo isento; e interativa, porque apresenta intercâmbio verbal entre dois personagens.
B. Descritiva, pois descreve ações necessárias ao combate à dengue; e narrativa, pois um dos personagens conta um fato, um acontecimento.
C.  Injuntiva, uma vez que, por meio do cartaz, diz como se deve combater a dengue; e dialogal, porque estabelece uma interação oral.
D. Narrativa, visto que apresenta relato de ações a serem realizadas; e descritiva, pois um dos personagens descreve a ação realizada.
E. Persuasiva, com o propósito de convencer o interlocutor a combater a dengue; e dialogal, pois há a interação oral entre os personagens.


TEXTO 12
"Amor? 
Receios, desejos, 
promessas de paraísos, 
depois sonhos, depois risos, 
depois beijos! 

Depois... 
E depois, amada? 
Depois dores sem remédio, 
depois pranto, depois tédio, 
depois... nada!" 

"Foge! Arrasta contigo essa tortura 
que o remédio é pior do que a própria doença, 
pois, para se curar um amor tal qual esse... 
- Que me resta fazer ? 
- Juca Mulato: esquece! "

"E quando vai buscar sua felicidade, 
ele, que poderia encontrá-la em si mesmo, 
escondeu-a tão bem que nem sabe onde está!"

" Sofre, Juca Mulato, é tua sina, sofre... 
Fechar ao mal de amor nossa alma adormecida 
é dormir sem sonhar, é viver sem ter vida... 
Ter, a um sonho de amor, o coração sujeito 
é o mesmo que cravar uma faca no peito. 
Esta vida é um punhal com dois gumes fatais: 
não amar é sofrer; amar é sofrer mais"!

Menotti Del Picchia. JUCA MULATO

10.  A saga do personagem Juca Mulato é versificada no poema através
          A.  Da alternância entre felicidade e sofrimento
          B.  Da persistência mesmo diante de infortúnios
          C.  Da negação da felicidade mediante seu destino
          D.  Da passividade frente às intempéries da vida
     E.  Da submissão à predestinação que lhe fora traçada






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