QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 07 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 8 de junho de 2016

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 07


TEXTO 1
A paz é a única saída
“Continuar acreditando em uma paz estável e duradoura no Oriente Médio pode parecer ainda mais ingênuo que acreditar em papai Noel, mas não é: o passar dos anos só reforça a convicção de que a paz entre israelenses e palestinos é não apenas viável, mas inevitável.
Não há outra solução para o conflito: a vitória de qualquer dos lados envolvidos não é possível, a não ser que ocorra um inconcebível massacre de proporções diluvianas
Assim, a única solução será um acordo de paz entre as partes. [...]”
PINSKY, Jaime. Pela paz no Oriente Médio. Folha de S. Paulo, 23 de out. 2011. Opinião. A3.
1.    É possível depreender do texto que
A.    A paz é uma utopia
B.    A vitória de um dos lados fomenta a cultura de paz
C.    Os conflitos entre israelenses e palestinos são irremediáveis
D.   A paz como saída só será possível através de derramamento de sangue
E.    As diferenças históricas entres os dois povos são um entrave para o cessar fogo


TEXTO 2


2.    O par de opostos que melhor expressa a imagem do texto 2 é
A.    Bélico e pacífico
B.    Flores e granadas
C.   Oriente e ocidente
D.   Guerras e batalhas
E.    Hostilidade e amistosidade

TEXTO 3
Alguns dos mais populares emojis – carinhas e símbolos que ajudam a expressar alegria, tristeza, surpresa ou decepção em nossas mensagens online – têm um significado ou uma história não tão óbvia por trás. Esses significados ocultos começaram a ser pesquisados em 2013 pelo desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge. Como resultado de sua pesquisa, Burge criou a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis no qual ele explica o que cada um deles representa, qual é sua aparência em cada plataforma de telefonia celular e desde quando eles existem.
Os emojis nasceram no Japão na década de 1990. Fabricantes de celulares como a Apple começaram a incorporar esses símbolos em seus telefones, até que eles passaram a ser usados por milhões de pessoas diariamente.
Membros da Unicode Consortium, a organização que padroniza códigos dos emojis no mundo inteiro, disseram à BBC Mundo que entre suas responsabilidades não está a de definir os significados dos símbolos.
Por isso o trabalho de Jeremy Burge é muito útil para quem quer saber o que há por trás dos símbolos que fazem parte da vida cotidiana moderna. "Todos os emojis têm nomes oficiais. Este é um ponto de partida para saber o que os ícones significam", disse Burge à BBC Mundo.

           3.    Nesse texto, o autor se refere à origem dos emojis. Ao tratar dessa historiografia, utilizando a função referencial da linguagem, o autor busca
A.    Convencer o leitor a utilizá-los.
B.    Criticar suas origens conceituais.
C.   Explorar suas dimensões estéticas.
D.   Expor dados reais de seus empregos.
E.    Elucidar suas representatividades simbólicas

TEXTO 4


O Grito, 1893, óleo sobre tela, 91 x 73 cm. Edvard Munch 
Emoji

           4.    O Grito é considerado uma das obras mais importantes do movimento expressionista, adquirindo um status de ícone cultural. Hoje, aparece como uma das formas de emoji mais populares das redes sociais. Portanto, a relação entre os texto 4 e 5 se dá
I.      Por intertextualidade, uma vez que o texto 5 apresenta uma relação semântica com o texto 4
II.     Por releitura, por dar uma nova interpretação a uma obra já existente
III.   Por ironia, já que o texto 5 faz uma interpretação distorcida do texto 4
A.    Somente o item I é correto
B.    Somente o item II é correto
C.   Somente o item III é correto
D.   Somente os itens I e II são corretos
E.    Somente os itens II e III são corretos
TEXTO 6
lua à vista
brilhavas assim
sobre auschwitz?
(Paulo Leminski. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987.)

    5.    O poema em estudo, sem título, é um haicai (tipo de poema japonês composto por 3 versos) de Paulo Leminski, nesse texto.

I.              Há contraste entre a imagem natural e o fato histórico.
II.            O contraste entre "lua" e "auschwitz" provoca uma reação emotiva no sujeito lírico.
III.           O caráter interrogativo revela a perplexidade do sujeito lírico.

A. Apenas I e II estão corretos
B. Apenas I e III estão correto
C. Apenas II e III estão corretos
D. Apenas o item III é correto
E. Todos os itens estão corretos

TEXTO 7


https://www.google.com.br/search?q=se+beber+não+dirija+esse+é+o+código

                6.    O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a
A.    Reduzir gradativamente a ingestão de álcool antes de dirigir.
B.    Associar o consumo de bebidas à ideia de morte na juventude.
C.   Prevenir-se quanto aos efeitos do álcool no organismo humano.
D. Incompatibilizar as bebidas alcoólicas com a direção de automóveis.
E.    Reconhecer que tipo de bebida alcoólica deve ser evitada no trânsito

TEXTO 8
Tragédia brasileira

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,
Conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos,
uma aliança empenhada e o dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou
médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez
nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos

           7.    A partir dos elementos que compõem a estrutura e o eixo temático do poema Tragédia brasileira, de Manuel Bandeira, assinale o item incorreto

A. Apesar da tragédia que permeia o poema em análise, há um tom jocoso na saga de Misael.
B. Há, durante todo o poema, uma junção de elementos formais e coloquiais da linguagem, descaracterizando o texto de Bandeira como literário.
C. Os elementos da narrativa – personagens, enredo, tempo e espaço - são fortemente marcados no poema, caracterizando “Tragédia brasileira” como uma prosa poética.
D. A catarse ou libertação do personagem se dá por meio da morte de Maria Elvira, personagem que apresenta uma imagem oposta à da mulher idealizada, criada pela tradição literária.
E. A progressão temática da existência de Misael poderia ser resumida por meio dos verbos CONHECEU - MUDOU – MATOU, incorporando sequências cotidianas à poesia modernista

TEXTO 9

Fonte: ONU – Organização das Nações Unidas

             8.     Esse anúncio publicitário idealizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) foi veiculado com a intenção de sensibilizar a sociedade mundial sobre a problemática do estupro. A partir dos elementos que o compõem, pode-se dizer que

I. O estupro é marcado prioritariamente por questões de gênero
I. O crime de estupro está associado também à problemática étnico-racial
III. O silêncio das vítimas é um dos elementos perpetuadores da cultura do estupro

             A.    Apenas I e II estão corretos
             B.    Apenas I e III estão corretos
             C.   Apenas II e III estão corretos
             D. Apenas o item III é correto
             E. Todos os itens estão corretos


TEXTO 10
A tendência dos nomes
O nome é uma das primeiras coisas que não escolhemos na vida. Estará inscrito nos registros: na maternidade, no RG, no CPF, no obituário etc. Enfim, uma escolha que não fizemos nos acompanha do berço ao túmulo, pois na lápide se dirá que ali jaz Fulano de Tal
SILVA, D. Língua, n. 77, mar. 2012.

             9.    A relação semântica que há entre o enunciado (1) “O nome é uma das primeiras coisas que não escolhemos na vida.” E o enunciado (2) “Estará inscrito nos registros:” é de

                   A.    Causa
                   B.    Condição
                   C.   Finalidade
                   D.   Proporção
                   E.    Adversidade

TEXTO 11

Tempos modernos, 1936


TEXTO 12

Charge de uma fábrica de aplicativos, 2016

      10. A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção, marcando, assim, um grande salto tecnológico para as sociedades da época e vigentes. Partindo desse pressuposto, é possível concluir através dos textos que
I.  A industrialização e a tecnologia permeiam a sociedade em diferentes épocas
II. Embora em épocas distintas, o homem é visto como uma espécie de engrenagem dos sistemas de produção.
III. Há uma simbologia em ambas as imagens que imbrica o homem às máquinas, numa forte alusão à mecanização e à automação da humanidade.

              A.    Somente o item I é correto
              B.    Somente o item II é correto
              C.   Somente os itens I e III são corretos
              D.   Somente os itens II e III são corretos
          E. Todos os itens são corretos






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