PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 12 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

domingo, 19 de junho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 12


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA NO BRASIL. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1
Mas, o que significa Cultura de Paz?
Construir uma cultura de paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade. Implica uma rejeição, individual e coletiva, da violência que tem sido parte integrante de qualquer sociedade, em seus mais variados contextos. A cultura de paz pode ser uma resposta a diversos tratados, mas tem de procurar soluções que advenham de dentro da (s) sociedade (s) e não impostas do exterior.
A paz não pode ser apenas garantida pelos acordos políticos, econômicos ou militares. No fundo, ela depende do comprometimento unânime, sincero e sustentado das pessoas. Cada um de nós, independentemente da idade, do sexo, do estrato social, da crença religiosa ou da origem cultural é chamado à criação de um mundo pacificado
Koïchiro Matsuur, Diretor Geral da UNESCO.

TEXTO 2



"Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão"
(Geraldo Vandré)

TEXTO 3
Brasil lidera número de homicídios no mundo

O Brasil registrou 59.627 homicídios em 2015, o maior número já registrado em território nacional e uma estatística que coloca o país no primeiro lugar no ranking mundial desse tipo de crime.
Em termos relativos, esse número equivale a uma taxa de 29,1 mortes por 100 mil habitantes, uma das maiores do mundo. Em 2014, o número de homicídios foi de 57.396, com uma taxa de 28,3 por 100 mil. Os dados são do Atlas da Violência, pesquisa feita em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança
“Para situarmos o problema, estas mortes representam mais de 10% dos homicídios registrados no mundo e colocam o Brasil como o país com o maior número absoluto de homicídios”, diz o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário