PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 13 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

terça-feira, 21 de junho de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 13


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema SOCIEDADE NARCISISTA: A VALORIZAÇÃO DA APARÊNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XXI Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Síndrome de Narciso
Conta a lenda que Narciso era filho de um deus com uma ninfa, e que segundo um advinho, o jovem viveria muito desde que não visse a própria imagem. Rapaz de extrema beleza, um dia ao ver seu reflexo nas águas de um lago, apaixonou-se. Encantado com o que via, passou dias a admirar a própria imagem, sem beber ou comer, até seu corpo ir definhando. Alguns contam que se atirou, o jovem, nas águas do lago a fim de abraçar a imagem, e assim morreu afogado.

TEXTO 2
Brasil se torna pela primeira vez líder em cirurgias plásticas, diz organização
Foram 1,49 milhão de cirurgias em 2015, número maior que o dos EUA.

Pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou líder mundial na realização de procedimentos cirúrgicos estéticos, de acordo com relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Os dados, referentes a 2015, apontaram que o país foi responsável por 1,49 milhão de cirurgias no ano passado, 12,9% do total mundial, que foi de 11,5 milhões.
Os EUA, que vinham na liderança, realizaram 12,5%. México ficou em terceiro lugar, com 4,2% do total mundial, seguido de Alemanha, com 3%, e Colômbia, com 2,5% das cirurgias.
O país ficou na primeira posição na realização de lipoaspiração (227.896), que retira gordura de regiões específicas do corpo, aumento das mamas (226.090) – técnica mais procurada no Brasil – e a correção de seios caídos (139.835).
Na categoria de procedimentos estéticos não-cirúrgicos, como a aplicação de toxina botulínica, composto aplicado para ajudar a suavizar marcas e linhas de expressão no rosto, os Estados Unidos lideram o ranking com 21,4% dos 11.874.937 casos de 2015. O Brasil fica em segundo lugar, com 5,5% do total.
Na soma de procedimentos cirúrgicos e não-cirúrgicos, os EUA lideram o ranking global, com o Brasil na vice-liderança. Ainda segundo o documento, as mulheres foram as que mais procuraram especialistas no ano passado e passaram por algum processo estético (87,2%).

TEXTO 3


https://www.google.com.br/search?q=charge+sobre+est%C3%A9tica&biw=1280&bih=

TEXTO 4
Número de cirurgias plásticas em adolescentes preocupada Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

O psicólogo Marco Antônio de Tommaso, especialista em transtornos da imagem, vê exagero em realizar cirurgias entre adolescentes. Para ele, há uma banalização desse tipo de procedimento. “Hoje em dia existe até consórcio de cirurgia plástica.” De acordo com ele, os adolescentes vivem as pressões do padrão de beleza pelo corpo magro e perfeito. E eles têm uma visão distorcida de si mesmos e da sua imagem corporal.
“Eles vivem um sentimento de inferioridade e acham que resolverão seus problemas fazendo a cirurgia plástica. Não estamos falando de um caso de orelha de abano ou de um nariz quebrado num acidente. Estamos falando de cirurgias absolutamente estéticas”, avalia Tommaso.
Para o psicólogo, por conta do bombardeamento de estímulos de beleza tanto na internet quanto na televisão, a tendência é cada vez mais os jovens procurarem a cirurgia plástica para atingirem esse padrão de beleza. “O risco é criar uma expectativa em relação à plástica que pode não ser atingida.” Pela imaturidade, os jovens para serem aceitos em uma sociedade cada vez mais narcisista, acabam também aderindo a procedimentos ilícitos, como o uso de anabolizantes e de substâncias que não deveriam ser usadas para fins estéticos, como as substâncias para animais. Outra consequência ocasionada pela padronização estética imposta pela sociedade é a bulimia e a anorexia. Cada vez mais adolescentes desejam uma aparência de top model, mas acabam pagando com a própria vida o desejo de serem perfeitas.
http://www.gazetadopovo.com.br/saude/numero-de-cirurgias-plasticas-em-adolescentes-preocupa-sbcp-b9odgn6c1kpi01kx9q3v7l2ku

Nenhum comentário:

Postar um comentário