TEXTO 1
Fanatismo
Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."
Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..."
Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"
1. Contemporânea
do movimento modernista português liderado por Fernando Pessoa e pelo grupo
Orpheu, Florbela Espanca optou por
se manter à margem dessas propostas estéticas de vanguarda, recuperando, assim,
o uso do soneto, uma forma poética clássica. Portanto, de acordo com a análise
do poema Fanatismo, pode-se concluir que
I. O poema remete à definição de um sentimento anormal,
que beira à obsessão.
II.
Hipérboles e paradoxos
formulam a base do poema, como na passagem “Meus olhos andam cegos de te ver.”
III.
O eu-lírico se apresenta
altivo e demonstra um desapego amoroso, mesmo confessando um sentimentalismo
exacerbado
IV.
A espiritualidade, através da elevação do amor e do ser amado a um patamar
superior às demais pessoas - alçando-o à condição de Deus - traz ao soneto resquícios do movimento
simbolista
A. Somente os itens I e II estão corretos
B. Somente os itens II e III estão corretos
C. Somente os itens III e IV estão corretos
D. Somente o item III está incorreto
E. Somente o item IV está incorreto
TEXTO 2
"Foi aí que me
surgiu a ideia esquisita de, com o auxílio de pessoas mais entendidas que eu,
compor esta história. A ideia gorou, o que já declarei. Há cerca de quatro
meses, porém, enquanto escrevia a certo sujeito de Minas, recusando um negócio
confuso de porcos e gado zebu, ouvi um grito de coruja e sobressaltei-me."
(...)
De repente
voltou-me a ideia de construir o livro. Assinei a carta ao homem dos porcos e,
depois de vacilar um instante, porque nem sabia começar a tarefa, redigi um
capítulo. Desde então procuro descascar fatos, aqui sentado à mesa da sala de
jantar, fumando cachimbo e bebendo café, à hora em que os grilos cantam e a
folhagem das laranjeiras se tinge de preto.
(...)
Anteontem e ontem,
por exemplo, foram dias perdidos: Tentei de balde canalizar para termo razoável
esta prosa que se derrama como a chuva da serra, e o que me apareceu foi um
grande desgosto. Desgosto e a vaga compreensão de muitas coisas que sinto.”
São Bernardo, Graciliano Ramos. 1934
2.
Em 1926, ocorre um congresso
em Recife e nele se encontram escritores do Nordeste; estes se dispõem, aos
poucos, a fazer uma prosa regional consistente e participativa. É dessas
primeiras manifestações que surgirá um dos momentos mais autênticos da literatura
brasileira, o Romance de 30. Logo, em se tratando da composição desse fragmento
de São Bernardo, do alagoano Graciliano Ramos, depreende-se que
I. Apesar do pano de fundo de "São Bernardo" ser os
problemas do sertão, Graciliano Ramos foi muito além disso, criando uma obra
com uma densa carga psicológica
II. Narrado em primeira pessoa, o narrador se debruça sobre seu
passado, tentando entender a si mesmo e como ele se relaciona com o mundo
exterior.
III. O personagem principal, ele mesmo, resolve tomar a frente e
escrever suas próprias lembranças. Através desse processo metalinguístico de
exposição do projeto de escrita do livro, coloca o próprio ato de escrever em
discussão.
IV. São Bernardo é um romance neorrealista - porque
é uma obra que conseguiu renovar e modernizar o realismo/naturalismo do
século 19 - enriquecendo-o com preocupações psicológicas e sociais
A. Somente os itens I e II estão corretos
B. Somente os itens II e III estão corretos
C. Somente o item III é incorreto
D. Somente
o item IV é incorreto
E. Todos
os itens estão corretos
TEXTO 3
3.
Para que a mensagem seja lida de forma a
atingir sua intencionalidade, é preciso que haja uma consonância entre todos os
elementos que a compõem. No que diz respeito ao texto 3, marque o que for
correto
A. O elemento mais latente dentro do contexto comunicativo da mensagem são
as marcas de tiro no lugar da representação numérica do número 4
B. O título VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS confirma que a violência é inerente ao
ambiente escolar
C. A simbologia matemática básica confirma a deficiência que permeia o
processo de ensino-aprendizagem no Brasil
D. Os elementos que compõem a mensagem generalizam uma realidade cada vez
mais presente nas escolas brasileiras: a violência
E. Por ser um reflexo da realidade, a escola acaba reproduzindo um contexto
extraescolar, nesse caso, a violência urbana.
TEXTO 4
Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais
Pelas ruas onde andas
Onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros
Esperando tua voz
Teus desejos, uma ordem
Nada é nunca, nunca é não
Porque tens essa certeza
Dentro do teu coração
(...)
Entre a cobra e o passarinho
Entre a pomba e o gavião
Ou teu ódio ou teu carinho
Nos carregam pela mão
É a moça da Cantiga
A mulher da Criação
Umas vezes nossa amiga
Outras, nossa perdição
DONA, Roupa Nova
TEXTO 5
Ai eu coitad! E por que
vi
a dona que por meu mal vi!
Ca Deus lo sabe, poila vi,
nunca já mais prazer ar vi;
ca de quantas donas eu vi,
tam bõa dona nunca vi.
Tam comprida de todo bem,
per boa fé, esto sei bem,
se Nostro Senhor me dê bem
dela! Que eu quero gram bem,
per boa fé, nom por meu bem!
Ca pero que lh’eu quero bem,
non sabe ca lhe quero bem.
Ca lho nego pola veer,
pero nona posso veer!
a dona que por meu mal vi!
Ca Deus lo sabe, poila vi,
nunca já mais prazer ar vi;
ca de quantas donas eu vi,
tam bõa dona nunca vi.
Tam comprida de todo bem,
per boa fé, esto sei bem,
se Nostro Senhor me dê bem
dela! Que eu quero gram bem,
per boa fé, nom por meu bem!
Ca pero que lh’eu quero bem,
non sabe ca lhe quero bem.
Ca lho nego pola veer,
pero nona posso veer!
Mais Deus, que mi a fezo
veer,
rogu’eu que mi a faça veer;
e se mi a non fazer veer.
Sei bem que non posso veer
prazer nunca sem a veer.
rogu’eu que mi a faça veer;
e se mi a non fazer veer.
Sei bem que non posso veer
prazer nunca sem a veer.
Trovadorismo. Cantiga de
amor em galego português, de Pero Garcia
Burgalês
4. O Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século
XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias eram feitas
para serem cantadas ao som da flauta, da viola ou do alaúde; tendo o trovador como
o autor das composições. A influência da poesia provençal chega, inclusive, aos
nossos dias, predominando entre os compositores da atualidade através do
sentimento amoroso latente nas letras de músicas. Dessa forma, o amor cantado nos
textos 4 e 5 é
A.
Autônomo, em que o eu-lírico é o senhor dos
seus sentimentos
B.
Submisso, baseado numa relação de humilhação
e dependência
C.
Independente, em que ambos são senhores dos
seus sentimentos
D.
Vassalo, no qual a mulher amada é totalmente
senhora do seu parceiro
E.
Abatido, pois a mulher amada apresenta um
sentimento de rancor e prepotência, mostrando-se altiva no relacionamento
amoroso
TEXTO 6
5.
As palavras e as expressões são mediadoras
dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Garfield, a expressão ”Modéstia
à parte” ajuda a conduzir o conteúdo do enunciado para o campo
A. Adverbial, pois circunstancia uma situação temporal
B. Adjetival, porque determina uma condição especifica
C. Substantival, já que generaliza um aspecto contextual
D. Adverbial, uma vez que circunstancia uma situação modal
E. Adjetival, visto que a situação é determinada por uma locução
qualificativa
TEXTO 7
Lygia Fagundes Telles é
indicada ao Nobel de Literatura
Indicação foi feita nesta
quarta-feira pela União Brasileira de Escritores.
Escritora paulistana de 92 anos já recebeu os prêmios Camões e Jabuti.
A União Brasileira de Escritores (UBE) enviou nesta
quarta-feira (03.02.2016) à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles
para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. A diretoria da entidade elegeu a
escritora paulistana por unanimidade. "Lygia é a maior escritora
brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável",
disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.
O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em
outubro deste ano em Estocolmo, na Suécia. No ano passado, a jornalista
bielorrussa Svetlana Alexievich foi a
vencedora. Nenhum brasileiro
venceu o prêmio até o momento.
Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, recebeu vários
prêmios ao longo da carreira, tais como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974
e 2001). Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês,
italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de
suas obras para o cinema, teatro e TV. Lygia fundou a UBE e faz parte do
Conselho Diretor da instituição.
6.
O texto traz informações sobre a eminência da
literatura de Lygia Fagundes Telles. A passagem que mais salienta a excelência da
autora é
A.
“A
diretoria da entidade elegeu a escritora paulistana por unanimidade.”
B.
"Lygia é a maior
escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é
inquestionável”
C.
“O anúncio do Nobel de
Literatura deve acontecer em outubro deste ano...”
D.
“Lygia Fagundes Telles,
de 92 anos, recebeu vários prêmios ao longo da carreira...”
E.
“Ela tem obras
traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco,
tcheco, português de Portugal...”
TEXTO 8
Especialistas alertam
que mania de arrancar cabelo pode virar doença
Na maioria dos casos, as pessoas não percebem que têm
o hábito.
Tricotilomania e tricotilofagia podem ser causadas por ansiedade.
A tricotilomania, que é o hábito de arrancar o cabelo,
e a tricotilofagia, em que além de arrancar a pessoa come os fios, podem estar
relacionadas a momentos de tensão, situações desagradáveis, ansiedade e até
depressão. “O principal sintoma é a ansiedade. A tricotilomania fica mais grave
quando ela vira tricotilofagia. Até então o problema era só associado a
transtornos psicológicos”, explicou a psicóloga Sirlei Ribeiro Giannini.
Segundo a dermatologista Cíntia Cunha Cardoso, as
doenças podem atingir crianças quando, por exemplo, os pais estão se
divorciando. Ela disse ainda que no caso dos menores é necessário contar com a
ajuda dos professores, já que eles podem arrancar e até comer o cabelo na
escola.
As pessoas que têm tricotilofagia, além de realizarem
tratamento com um psicólogo e um dermatologista, precisam procurar um gastroenterologista,
pois os fios de cabelo, ao serem ingeridos, formam um bolo denominado
"tricobezoar". “Um fio de cabelo vai enrolando com o outro e formam
um bolo. Esse tricobezoar impede que a pessoa coma direito, porque o espaço no
estômago diminui. A pessoa não consegue comer, mas o apetite continua o mesmo.
O cabelo ocupa espaço, por isso ela come menos”, explicou o gastroenterologista
Silvio Demetrio Pavan Capparelli.
7.
Na produção de um texto, são feitas escolhas
referentes à sua estrutura que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse
sentido, o texto apresentado corrobora o objetivo textual de
A.
Criticar a prática da tricotilomania e da
tricotilofagia
B.
Comparar o hábito de arrancar e de comer
cabelos
C.
Defender o tratamento dos pacientes que
sofrem desses distúrbios
D.
Informar sobre os perigos à saúde em
consequência dessas práticas danosas
E.
Alertar como tricotilomaníacos e os tricotilofágicos
podem tratar tais transtornos psicológicos
TEXTO 9
8.
A publicidade, de uma forma geral, alia
elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça
publicitária, cujo tema é a dicionarização das palavras, o autor procura
convencer o leitor a
A.
Escrever de acordo com a norma culta
B.
Refletir sobre como escrever corretamente
C.
Expressar-se com base numa linguagem mais
formal
D.
Adquirir um dicionário para qualificar
situações de uso
E.
Comprar um dicionário a fim de se tornar mais
culto e letrado
TEXTO 10
O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global,
em especial, nos países desenvolvidos. Esse processo caracteriza-se pelo
constante aumento da expectativa de vida e pela queda de fecundidade.
Fatores estes, que juntos, resultam numa grande quantidade de idosos e numa
significativa redução de crianças e jovens. Proporciona uma transição
demográfica, modificando a forma da pirâmide etária – a base, composta por
jovens, fica estreita e o topo, representado por idosos, aumenta.
A medicina, influenciada pelos avanços tecnológicos, além de
acompanhamentos e de cuidados com a alimentação são os principais fatores
responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da população. Conforme dados
da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950 existiam 250 milhões de
indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o
ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Hoje, há cerca de 1 bilhão de idosos
no mundo.
9.
Considerando-se a finalidade comunicativa
comum do gênero e os aspectos linguísticos que o compõe, é possível afirma que
A. A expressão destacada em “....EM ESPECIAL, nos países desenvolvidos...” indica generalização
B. O uso do gerúndio na construção “...MODIFICANDO
a forma da pirâmide etária...” tem valor de adjetivo
C. No trecho “...e o topo, REPRESENTADO por
idosos, aumenta”, ao particípio é
atribuído um valor adverbial
D. “Conforme dados da Organização das Nações Unidas
(ONU)...”, a conjunção conformativa CONFORME poderia ser substituída por
CONSOANTE sem alteração de sentido
E. “Hoje, há CERCA DE 1 bilhão de idosos no
mundo.” A expressão em destaque tem valor especificativo
10. O único elemento verbal que
não tem correlação semântica com os elementos não verbais acima é
A.
Jugo
B.
Sujeição
C.
Imunidade
D.
Dependência
E.
Suscetibilidade
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