QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 09 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

segunda-feira, 27 de junho de 2016

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 09


TEXTO 1
Fanatismo
Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..." 
Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade" 

1.    Contemporânea do movimento modernista português liderado por Fernando Pessoa e pelo grupo Orpheu, Florbela Espanca optou por se manter à margem dessas propostas estéticas de vanguarda, recuperando, assim, o uso do soneto, uma forma poética clássica. Portanto, de acordo com a análise do poema Fanatismo, pode-se concluir que
I.     O poema remete à definição de um sentimento anormal, que beira à obsessão.
II.    Hipérboles e paradoxos formulam a base do poema, como na passagem “Meus olhos andam cegos de te ver.”
III.  O eu-lírico se apresenta altivo e demonstra um desapego amoroso, mesmo confessando um sentimentalismo exacerbado
IV.   A espiritualidade, através da elevação do amor e do ser amado a um patamar superior às demais pessoas - alçando-o à condição de Deus -  traz ao soneto resquícios do movimento simbolista
A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente os itens III e IV estão corretos
D.   Somente o item III está incorreto
E.   Somente o item IV está incorreto

TEXTO 2
"Foi aí que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxílio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta história. A ideia gorou, o que já declarei. Há cerca de quatro meses, porém, enquanto escrevia a certo sujeito de Minas, recusando um negócio confuso de porcos e gado zebu, ouvi um grito de coruja e sobressaltei-me."
(...)
De repente voltou-me a ideia de construir o livro. Assinei a carta ao homem dos porcos e, depois de vacilar um instante, porque nem sabia começar a tarefa, redigi um capítulo. Desde então procuro descascar fatos, aqui sentado à mesa da sala de jantar, fumando cachimbo e bebendo café, à hora em que os grilos cantam e a folhagem das laranjeiras se tinge de preto.
(...)
Anteontem e ontem, por exemplo, foram dias perdidos: Tentei de balde canalizar para termo razoável esta prosa que se derrama como a chuva da serra, e o que me apareceu foi um grande desgosto. Desgosto e a vaga compreensão de muitas coisas que sinto.
São Bernardo, Graciliano Ramos. 1934

2.    Em 1926, ocorre um congresso em Recife e nele se encontram escritores do Nordeste; estes se dispõem, aos poucos, a fazer uma prosa regional consistente e participativa. É dessas primeiras manifestações que surgirá um dos momentos mais autênticos da literatura brasileira, o Romance de 30. Logo, em se tratando da composição desse fragmento de São Bernardo, do alagoano Graciliano Ramos, depreende-se que
I.     Apesar do pano de fundo de "São Bernardo" ser os problemas do sertão, Graciliano Ramos foi muito além disso, criando uma obra com uma densa carga psicológica
II.    Narrado em primeira pessoa, o narrador se debruça sobre seu passado, tentando entender a si mesmo e como ele se relaciona com o mundo exterior.
III.  O personagem principal, ele mesmo, resolve tomar a frente e escrever suas próprias lembranças. Através desse processo metalinguístico de exposição do projeto de escrita do livro, coloca o próprio ato de escrever em discussão.
IV.  São Bernardo é um romance neorrealista - porque é uma obra que  conseguiu  renovar e modernizar o realismo/naturalismo do século 19 - enriquecendo-o com preocupações psicológicas e sociais
A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente o item III é incorreto
D.   Somente o item IV é incorreto
E.   Todos os itens estão corretos

TEXTO 3
 

3.    Para que a mensagem seja lida de forma a atingir sua intencionalidade, é preciso que haja uma consonância entre todos os elementos que a compõem. No que diz respeito ao texto 3, marque o que for correto
A.   O elemento mais latente dentro do contexto comunicativo da mensagem são as marcas de tiro no lugar da representação numérica do número 4
B.   O título VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS confirma que a violência é inerente ao ambiente escolar
C.   A simbologia matemática básica confirma a deficiência que permeia o processo de ensino-aprendizagem no Brasil
D.   Os elementos que compõem a mensagem generalizam uma realidade cada vez mais presente nas escolas brasileiras: a violência
E.   Por ser um reflexo da realidade, a escola acaba reproduzindo um contexto extraescolar, nesse caso, a violência urbana.

TEXTO 4
Dona desses traiçoeiros
Sonhos sempre verdadeiros
Oh! Dona desses animais
Dona dos seus ideais

Pelas ruas onde andas
Onde mandas todos nós
Somos sempre mensageiros
Esperando tua voz

Teus desejos, uma ordem
Nada é nunca, nunca é não
Porque tens essa certeza
Dentro do teu coração
(...)
Entre a cobra e o passarinho
Entre a pomba e o gavião
Ou teu ódio ou teu carinho
Nos carregam pela mão

É a moça da Cantiga
A mulher da Criação
Umas vezes nossa amiga
Outras, nossa perdição
DONA, Roupa Nova

TEXTO 5
Ai eu coitad! E por que vi
a dona que por meu mal vi!
Ca Deus lo sabe, poila vi,
nunca já mais prazer ar vi;
ca de quantas donas eu vi,
tam bõa dona nunca vi.

Tam comprida de todo bem,
per boa fé, esto sei bem,
se Nostro Senhor me dê bem
dela! Que eu quero gram bem,
per boa fé, nom por meu bem!
Ca pero que lh’eu quero bem,
non sabe ca lhe quero bem.

Ca lho nego pola veer,
pero nona posso veer!
Mais Deus, que mi a fezo veer,
rogu’eu que mi a faça veer;
e se mi a non fazer veer.
Sei bem que non posso veer
prazer nunca sem a veer. 
Trovadorismo. Cantiga de amor em galego português, de Pero Garcia Burgalês

4.    O Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, da viola ou do alaúde; tendo o trovador como o autor das composições. A influência da poesia provençal chega, inclusive, aos nossos dias, predominando entre os compositores da atualidade através do sentimento amoroso latente nas letras de músicas. Dessa forma, o amor cantado nos textos 4 e 5 é
A.   Autônomo, em que o eu-lírico é o senhor dos seus sentimentos
B.   Submisso, baseado numa relação de humilhação e dependência
C.   Independente, em que ambos são senhores dos seus sentimentos
D.   Vassalo, no qual a mulher amada é totalmente senhora do seu parceiro
E.   Abatido, pois a mulher amada apresenta um sentimento de rancor e prepotência, mostrando-se altiva no relacionamento amoroso

TEXTO 6
 

5.    As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Garfield, a expressão ”Modéstia à parte” ajuda a conduzir o conteúdo do enunciado para o campo
A.   Adverbial, pois circunstancia uma situação temporal
B.   Adjetival, porque determina uma condição especifica
C.   Substantival, já que generaliza um aspecto contextual
D.   Adverbial, uma vez que circunstancia uma situação modal
E.   Adjetival, visto que a situação é determinada por uma locução qualificativa

TEXTO 7

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura

Indicação foi feita nesta quarta-feira pela União Brasileira de Escritores.
Escritora paulistana de 92 anos já recebeu os prêmios Camões e Jabuti.

 

 
A União Brasileira de Escritores (UBE) enviou nesta quarta-feira (03.02.2016) à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. A diretoria da entidade elegeu a escritora paulistana por unanimidade. "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável", disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.
O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em Estocolmo, na Suécia. No ano passado, a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich foi a vencedora. Nenhum brasileiro venceu o prêmio até o momento.
Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, recebeu vários prêmios ao longo da carreira, tais como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV. Lygia fundou a UBE e faz parte do Conselho Diretor da instituição.

6.    O texto traz informações sobre a eminência da literatura de Lygia Fagundes Telles. A passagem que mais salienta a excelência da autora é
A.   A diretoria da entidade elegeu a escritora paulistana por unanimidade.”
B.   "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”
C.   “O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano...”
D.   “Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, recebeu vários prêmios ao longo da carreira...”
E.   “Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal...”

TEXTO 8

Especialistas alertam que mania de arrancar cabelo pode virar doença

Na maioria dos casos, as pessoas não percebem que têm o hábito.
Tricotilomania e tricotilofagia podem ser causadas por ansiedade.

 

A tricotilomania, que é o hábito de arrancar o cabelo, e a tricotilofagia, em que além de arrancar a pessoa come os fios, podem estar relacionadas a momentos de tensão, situações desagradáveis, ansiedade e até depressão. “O principal sintoma é a ansiedade. A tricotilomania fica mais grave quando ela vira tricotilofagia. Até então o problema era só associado a transtornos psicológicos”, explicou a psicóloga Sirlei Ribeiro Giannini.
Segundo a dermatologista Cíntia Cunha Cardoso, as doenças podem atingir crianças quando, por exemplo, os pais estão se divorciando. Ela disse ainda que no caso dos menores é necessário contar com a ajuda dos professores, já que eles podem arrancar e até comer o cabelo na escola.
As pessoas que têm tricotilofagia, além de realizarem tratamento com um psicólogo e um dermatologista, precisam procurar um gastroenterologista, pois os fios de cabelo, ao serem ingeridos, formam um bolo denominado "tricobezoar". “Um fio de cabelo vai enrolando com o outro e formam um bolo. Esse tricobezoar impede que a pessoa coma direito, porque o espaço no estômago diminui. A pessoa não consegue comer, mas o apetite continua o mesmo. O cabelo ocupa espaço, por isso ela come menos”, explicou o gastroenterologista Silvio Demetrio Pavan Capparelli.
7.    Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes à sua estrutura que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, o texto apresentado corrobora o objetivo textual de
A.   Criticar a prática da tricotilomania e da tricotilofagia
B.   Comparar o hábito de arrancar e de comer cabelos
C.   Defender o tratamento dos pacientes que sofrem desses distúrbios
D.   Informar sobre os perigos à saúde em consequência dessas práticas danosas
E.   Alertar como tricotilomaníacos e os tricotilofágicos podem tratar tais transtornos psicológicos
TEXTO 9
 
8.    A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a dicionarização das palavras, o autor procura convencer o leitor a
A.   Escrever de acordo com a norma culta
B.   Refletir sobre como escrever corretamente
C.   Expressar-se com base numa linguagem mais formal
D.   Adquirir um dicionário para qualificar situações de uso
E.   Comprar um dicionário a fim de se tornar mais culto e letrado

TEXTO 10
O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global, em especial, nos países desenvolvidos. Esse processo caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida e pela queda de fecundidade.
Fatores estes, que juntos, resultam numa grande quantidade de idosos e numa significativa redução de crianças e jovens. Proporciona uma transição demográfica, modificando a forma da pirâmide etária – a base, composta por jovens, fica estreita e o topo, representado por idosos, aumenta.
A medicina, influenciada pelos avanços tecnológicos, além de acompanhamentos e de cuidados com a alimentação são os principais fatores responsáveis pelo aumento da expectativa de vida da população. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950 existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Hoje, há cerca de 1 bilhão de idosos no mundo.

9.    Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e os aspectos linguísticos que o compõe, é possível afirma que
A.   A expressão destacada em “....EM ESPECIAL, nos países desenvolvidos...” indica generalização
B.   O uso do gerúndio na construção “...MODIFICANDO a forma da pirâmide etária...” tem valor de adjetivo
C.   No trecho “...e o topo, REPRESENTADO por idosos, aumenta”, ao  particípio é atribuído um valor adverbial
D.   “Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU)...”, a conjunção conformativa CONFORME poderia ser substituída por CONSOANTE sem alteração de sentido
E.   “Hoje, há CERCA DE 1 bilhão de idosos no mundo.” A expressão em destaque tem valor especificativo

TEXTO 11                                                  



       










 TEXTO 12
 
    

 
10. O único elemento verbal que não tem correlação semântica com os elementos não verbais acima é
A. Jugo
B. Sujeição
C. Imunidade
D. Dependência
E. Suscetibilidade


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