QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 10 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 6 de julho de 2016

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 10


TEXTO 1
Assim eu quereria meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.
Manuel Bandeira, Libertinagem. 1930.

1.    Por ter sido acometido muito jovem pelo mal do século -  a tuberculose -  é próprio de Manuel Bandeira abordar temas ligados à efemeridade da vida. Essa transitoriedade é mais perceptível no verso
A.   “Assim eu quereria meu último poema”
B.   ”Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais”
C.   Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas”
D.   A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos”
E.   A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.”

TEXTO 2
 

2.    O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público a esta campanha, destaca-se
A.   A simbologia do poder da doação de órgãos nas mãos da população
B.   A analogia dos pacientes com os super-heróis das histórias de quadrinho
C.  A utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.
D.   O emprego de linguagem figurada, o que aproxima a população do apelo à campanha
E.  A crítica às histórias que fogem à realidade difícil dos pacientes que estão à espera de um transplante

TEXTO 3
Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu
Banhou-se toda em luar
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Ismália, Alphonsus de Guimaraens. Os cem melhores poemas brasileiros do século, Editora Objetiva, Rio de Janeiro, 2001, pág. 45, uma seleção de Ítalo Moriconi.

3.    No movimento simbolista, a visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e, sim, está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que se voltar para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e buscam o inconsciente. Em Ismália, de Alphonsus de Guimarães, esse transcendentalismo é mais latente nos versos
A.   “Quando Ismália enlouqueceu,/Pôs-se na torre a sonhar”
B.   “No sonho em que se perdeu/Banhou-se toda em luar...”
C.   “E, no desvario seu,/Na torre pôs-se a cantar...”
D.   “E como um anjo pendeu/As asas para voar...”
E.   “Sua alma subiu ao céu,/Seu corpo desceu ao mar..”.

TEXTO 4

4.    A despeito dos elementos linguísticos que compõem a tirinha, é possível dizer que
I.              O enunciado do segundo quadrinho é composto por uma oração subordinada concessiva
II.            O elemento coesivo conclusivo ASSIM poderia ser trocado sem alteração de sentido por LOGO ou PORTANTO
III.           Em EU AVISEI, há um período simples, portanto, constituído por uma oração absoluta
A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão incorretos
C.   Somente os itens I e III estão corretos
D.   Somente o item I está incorreto
E.   Todos os itens estão corretos
TEXTO 5
E, com um salto, o amanuense levantou-se, dirigindo-se ao quarto da rapariga, cosendo-se às paredes, macio, cauteloso, todo agachado, pisando devagar, no bico dos pés descalços. A fresca da madrugada arrepiava-lhe o tronco magro e cabeludo. Ah! como se sentia bem agora, sentado na mesma rede em que ela dormia, sozinho com ela, adivinhando, no escuro, toda a incomparável perfeição de suas formas rechonchudinhas de rapariga nova! O calor brando do corpo dela comunicava-se agora a seu corpo, infiltrando-lhe no sangue um fluido bom e vigoroso. Sentia-se forte como um touro, ali, assim a seu lado, ele, um pobre homem sem força, um magricela sem carnes. E Maria esperava, numa aflição, o desenlace daquela trapalhada, que ela não compreendia bem.
(...)
Seu instinto de mulher nova acordara agora obscurecendo-lhe todas as outras faculdades, ao cheiro almiscarado que transudava dos sovacos de João da Mata. Coisa extraordinária! aquele fartum de suor e sarro de cachimbo produzia-lhe um efeito singular nos sentidos, como uma mistura de essências sutis e deliciosas, desconcertando-lhe as idéias. Uma coisa impelia-a para o padrinho, sem que ela compreendesse exatamente essa força oculta e misteriosa.
(...)
Estava justamente em vésperas de ter incômodo. Toda ela vibrava como uma lâmina de aço ao contato daquele homem que comunicava-lhe ao corpo 89 um fluido misterioso, transformando-a numa criatura inconsciente atraída por um poder extraordinário como o da cobra sobre o rato.
A NORMALISTA, Adolfo Caminha

   5.    O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, à literatura e ao teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX, constituindo-se como um movimento de radicalização ao Realismo. Neste trecho de A normalista, de Adolfo Caminha, são perceptíveis características naturalistas como
I.     Descrição de ambientes e pessoas como forma de demonstrar o imbricamento entre aspectos contextuais e humanos
II.   Narrativa de denúncia da realidade vigente, como a temática do aliciamento que permeia a obra
III.     Zoomorfismo e instintos que metaforizam a condição humana a animais.

A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente os itens I e III estão corretos
D.   Somente o item I está incorreto
E.   Todos os itens estão corretos

TEXTO 6
 

   6.     No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para compor a sua intencionalidade. O entendimento da charge requer do leitor 
A.   A avaliação da imagem como uma sátira à realidade brasileira
B.   A identificação com a cultura brasileira de valorização ao esporte
C.   Uma crítica à falta de condições básicas do Brasil no tocante a grandes eventos internacionais.
D.   A percepção do sentido literal da expressão “país das olimpíadas”, elogiando o fato do Brasil sediar este grande evento.
E.   O reconhecimento do intertexto entre a grandiosidade das olimpíadas e a fragilidade do país às epidemias que o assolam atualmente

TEXTO 7
"Mas já são quase nove horas, o casamento não é às dez?
O café está aqui, o senhor não quer uma xícara?
-Agora não, depois.
"Depois", refletiu baixando o olhar para poltrona. Empalideceu. Via agora ao lado do armário um maleta
- A maleta que usava para viagens curtas
- Cuidadosamente preparada, como se daí a alguns instantes devesse embarcar. Ajoelhou-se diante da pilha de roupas.
"Mas para onde? Não sei de nada, não sei de nada!...
" Examinou os pijamas envoltos em celofanes. Tocou de leve no chão de banho, nos shortsnos sapatos de lona. Tudo novo, tudo pronto para uma curta temporada na praia, a lua de mel ia ser na praia, e quem ia se casar era ele" 
"- Mas, Miguel... você ainda está assim? Faltam só dez minutos, homem de Deus! Como é que você atrasou desse jeito? Descalço, de pijama!
Miguel baixou o olhar! Frederico era seu amigo mais querido. Contudo, viera busca-lo para aquilo.
- Fico pronto num instante, já fiz a barba. 
- E que barba, olha aí, cortou-se todo. Já tomou banho?
- Não.
- Ainda não?!
 Santo Deus. Bom, paciência, toma na volta que agora não vai dar tempo - exclamou Frederico empurrando-o para o quarto.
(...) Você está pálido, Miguel, que palidez é essa? Nervoso.
- Não.
- Acho que a noiva está mais calma.
- Você tem aí o convite?
- Que convite
Do casamento.
- Claro que não tenho convite algum, que é que você quer fazer com o convite?
- Queria ver uma coisa...
- Que coisa? Não tem quer ver nada, Miguel, estamos atrasadíssimos, eu sei onde é a igreja, sei a hora, que mais você quer? Nunca vi um noivo assim - resmungou Frederico atirando o cigarro pela janela. - E esse laço medonho, deixa que eu faço o laço...
- Miguel entregou-lhe a gravata. Pensou em Vera! E se fosse a Vera? Verinha, a irmã caçula de Frederico, a mais bonita, a mais graciosa." 
 "Miguel encarou.
 "Que estranho. Lembrei-me de tantas! Mas justamente nela eu não tinha pensado..."
Inclinou-se para beijá-la.
Lygia Fagundes Telles, O NOIVO, in: Venha ver o pôr-do-sol. 1964
   7.    A obra de Lygia Fagundes Telles possui características do período conhecido como pós-45, pois ela escreve, a estilo da época, investigando os recantos da alma humana, em sondagem psicológica permanente, construindo personagens com peculiaridades misteriosas e complexas. Esse caráter ficcional, limítrofe ao existencialismo, é mais marcante no trecho
A.   “Tudo novo, tudo pronto para uma curta temporada na praia, a lua de mel ia ser na praia, e quem ia se casar era ele" 
B.   “(...) Você está pálido, Miguel, que palidez é essa? Nervoso.”
C.   “Nunca vi um noivo assim - resmungou Frederico atirando o cigarro pela janela”
D.   “- Miguel entregou-lhe a gravata. Pensou em Vera! E se fosse a Vera? Verinha, a irmã caçula de Frederico, a mais bonita, a mais graciosa." 
E.   "Que estranho. Lembrei-me de tantas! Mas justamente nela eu não tinha pensado..."

TEXTO 8
 

   8.    O texto 8 tem por finalidade disseminar uma ideia: a consciência ambiental da população. Tal estratégia parte principalmente da
I.      Proporcionalidade marcada pelos vocábulos MENOS e MAIS
II.     Polissemia imagética entre a folha de papel e os arvoredos
III.   Consciência verde salientada pela escolha da cor que permeia a peça publicitária

A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente os itens I e III estão corretos
D.   Somente o item III está incorreto
E.   Todos os itens estão corretos

TEXTO 9
Quando cheios de gosto e de alegria

Quando cheios de gosto, e de alegria
Estes campos diviso florescentes,
Então me vêm as lágrimas ardentes
Com mais ânsia, mais dor, mais agonia.

Aquele mesmo objeto, que desvia
Do humano peito as mágoas inclementes,
Esse mesmo em imagens diferentes
Toda a minha tristeza desafia.

Se das flores a bela contextura
Esmalta o campo na melhor fragrância,
Para dar uma ideia da ventura;

Como, ó Céus, para os ver terei constância,
Se cada flor me lembra a formosura
Da bela causadora de minha ânsia?
OBRAS, de Cláudio Manoel Da Costa.

   9.    O Arcadismo, também conhecido como Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira da segunda metade do século XVIII, tendo como características mais marcantes o retorno à tradição clássica e à valorização da natureza e da mitologia. O movimento tem também características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e às atitudes da época. Logo, tendo por base o poema de Cláudio Manoel da Costa, é possível dizer que
I.              Uma das características que mais se evidenciam no poema é a exaltação da natureza, haja vista ser esse local o de purificação, opondo-se veementemente à vida citadina
II.            O tom bucólico, assim como a natureza intocada pelo ser humano serve como refúgio para as inquietações da alma do eu lírico
III.       Há a presença da ideologia latina fugere urbem que ressalta os valores do campo em oposição aos da cidade. A ideologiaInutilia truncat  também se manifesta no poema sob o propósito de fazer uso da simplicidade e inutilizar os rebuscamentos formais, tão apregoados pela Literatura barroca.
A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente os itens I e III estão corretos
D.   Somente o item III está incorreto
E.   Todos os itens estão corretos

TEXTO 10
Auto-retrato, Tarsila do Amaral. 1923.

TEXTO 11
O Boticário, 2015
   10. Tarsila do Amaral foi uma artista muito consciente da sua importância para o movimento modernista e para a inserção da sua obra no panorama brasileiro das artes plásticas, integrando a vanguarda intelectual e artística da época, ao lado de Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Pichia. Portanto, em se tratando do aspecto dialogal entre ambos os textos, afirma-se que
I.        O texto 11, por meio da intertextualidade, faz uso da função conativa da linguagem para convencer o interlocutor de que o produto anunciado é uma obra de arte
II.        O texto 10 é parodiado pelo texto 11, perdendo-se, portanto, todo o aspecto peculiar do fazer artístico de Tarsila do Amaral
III.     O texto 11 é uma espécie de releitura do texto 10, guardando, pois, uma relação de reinterpretação simbológica com a arte inovadora de Tarsila do Amaral
A.   Somente os itens I e II estão corretos
B.   Somente os itens II e III estão corretos
C.   Somente o item I  está incorreto
D.   Somente o item II está incorreto
E.   Todos os itens estão corretos

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