"... Aprendi, outro dia que perdoar
é a junção de " per " com "doar".
Doar é mais do que dar.
Doar é a entrega total do outro.
O prefixo "per" que tem várias acepções,
é a junção de " per " com "doar".
Doar é mais do que dar.
Doar é a entrega total do outro.
O prefixo "per" que tem várias acepções,
indica movimento no sentido "de"
ou em "direção" a ou "através"
ou "para" etimologicamente falando,
portanto, perdoar, quer dizer doar ao
outro a possibilidade de que ele possa amar,
possa doar-se.
Não apenas quem perdoa que se
"doa através do outro".
Perdoar implica abrir possibilidades de
amor para quem foi perdoado,
através da doação oferecida
por quem foi agravado.
Perdoar é a única forma de facilitar
ao outro a própria salvação.
Doar é mais do que dar: é a entrega total ...
Perdoar é doar o amor,
é permitir que a pessoa objeto do perdão
possa também devolver um amor que,
até então, só negara ...
ou em "direção" a ou "através"
ou "para" etimologicamente falando,
portanto, perdoar, quer dizer doar ao
outro a possibilidade de que ele possa amar,
possa doar-se.
Não apenas quem perdoa que se
"doa através do outro".
Perdoar implica abrir possibilidades de
amor para quem foi perdoado,
através da doação oferecida
por quem foi agravado.
Perdoar é a única forma de facilitar
ao outro a própria salvação.
Doar é mais do que dar: é a entrega total ...
Perdoar é doar o amor,
é permitir que a pessoa objeto do perdão
possa também devolver um amor que,
até então, só negara ...
1.
De acordo com texto, pode-se
inferir que
A. Doar
= dar
B. Dar
> doar
C. Perdoar
= dar
D. Perdoar
< doar
E.
Doar = perdoar
2. O
eixo temático evidenciado no texto é o (a)
A. Amor
B. Dádiva
C. Doação
D. Perdão
E. Entrega
3.
A estrutura do texto de Artur da
Távola se baseia, principalmente, em
A. Definições
B. Negações
C. Deduções
D. Comparações
E. Equiparações
4. ‘O prefixo "per", que
tem várias acepções, indica movimento no sentido "de" ou em "direção"
a ou "através" ou "para"...’
Das palavras abaixo,
qual a única em que não aparece o prefixo PER?
A.
Perfurar
B. Percorrer
C. Pernoitar
D. Perpassar
E. Permanecer
5. “...PORTANTO, perdoar, quer dizer doar
ao
outro...”
outro...”
Sobre o vocábulo destacado no excerto acima, pode-se dizer que
I.
É adversativo
II.
É conclusivo
III.
Pode ser trocado por TODAVIA sem
alteração de sentido
IV.
Pode ser trocado por LOGO sem
alteração de sentido
A. I
e III são verdadeiros
B. II
e III são verdadeiros
C. I
e IV são verdadeiros
D. II
e IV são verdadeiros
E.
III e IV são verdadeiros
6. Em ‘O prefixo "per" que tem várias acepções...’
O termo sublinhado só não pode
ser trocado por
A.
Extensões
B.
Significações
C.
Interpretações
D.
Contestações
E.
Compreensões
7. “Doar é a entrega total do outro.” Quanto à função, o
termo destacado se caracteriza como
A.
Elemento modal
B.
Elemento
determinante
C.
Elemento
generalizador
D.
Elemento
complementar
E.
Elemento
circunstanciador
RESPOSTAS:
1.E
2.D
3.A
4.E
5.D
6.D
7.B
Daniela, gostei bastante do seu blog. A atividade postada será bastante útil tanto para os professores quanto para os alunos que procuram exercícios de interpretação e gramática. Adorei também as propostas de redação. As temáticas são muito interessantes, super atuais e, com certeza, os estudantes poderão aproveita-las para exercitar a redação do ENEM.
ResponderExcluirExcelente atividade! Há muito tempo procuro atividades que consigam aliar texto e gramática dessa maneira! Obrigada pela iniciativa de compartilhar essas atividades!
ResponderExcluir