QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 04 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA - 04


              TEXTO 1
A GATA E AFRODITE
Uma gata que se apaixonara por um fino rapaz pediu a Afrodite para transformá-la em mulher. Comovida por tal paixão, a deusa transformou o animal numa bela jovem. O rapaz a viu, apaixonou-se por ela e a desposou. Para ver se a gata havia se transformado completamente em mulher, Afrodite colocou um camundongo no quarto nupcial. Esquecendo onde estava, a bela criatura foi logo saltando do leito e se pôs a correr atrás do ratinho para comê-lo. Indignada, a deusa fê-la voltar ao que era.
Moral da Estória:
Você pode mudar sua aparência, mas nunca a sua essência
Fábulas de Esopo.
(Século VI a.c.)

          1.    A lógica do texto em estudo se encontra
A.   Na paixão da gata pelo rapaz
B.   Na transformação da gata em mulher
C.   Na paixão do rapaz pela jovem
D.   Na indignação da deusa
E.   Na mudança aparente da gata

          2.   O clímax da estória se faz presente no trecho
A.    “...a deusa transformou o animal numa bela jovem...”
B.   “O rapaz a viu, apaixonou-se por ela e a desposou...”
C.   “Afrodite colocou um camundongo no quarto nupcial.”
D.   “...pôs-se a correr atrás do ratinho para comê-lo...”
E.   “Indignada, a deusa fê-la voltar ao que era.”

3.    A tipologia textual que se sobressai no texto 1 é a
A.   Injuntiva
B.   Narrativa
C.   Descritiva
D.   Dissertativa
E.   Argumentativa


TEXTO 2


4.    O texto 2 enfatiza
A.    A arte de Auguste Rodin
B.    A escultura como trabalho artístico
C.   O pensamento reflexivo na antiguidade
D.   A subordinação do homem à tecnologia na atualidade
E.   A autonomia pensante em oposição à dependência tecnológica


            TEXTO 3
CPI SUGERE QUE TROTE SEJA CLASSIFICADO COMO CRIME DE TORTUTA
Por Camila Feiler

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa de São Paulo, que investigou denúncias de violações a direitos humanos em universidades paulistas, encerrou, nessa terça-feira (10), seus trabalhos e apresentou relatório final. Após 40 audiências, nas quais foram ouvidos mais de 200 depoimentos, o relatório de 190 páginas, reúne em torno de 9 mil documentos, entre fotos, vídeos de trotes violentos e depoimentos de sete mulheres estupradas em festas universitárias. Em praticamente todas as instituições, relatos de abusos e violações de direitos envolvem os cursos de medicina. A Faculdade de Medicina da USP foi citada em cinco denúncias de estupro consumado ou tentativa de estupro. O relatório apresenta mais de 30 recomendações que serão encaminhadas ao Ministério Público e solicita que as investigações sobre violações prossigam, com punições aos agressores. Em uma dessas recomendações, os deputados paulistas pedem que os trotes praticados contra calouros nas universidades de todo o País sejam classificados como crime de tortura no Código Penal Brasileiro.
“O que acho mais urgente é tirar toda a violência, que ocorre nos trotes, do capítulo de ‘atentado violento ao pudor’, elevando-o à categoria de tortura. Trote é uma forma de tortura”, disse o deputado Adriano Diogo, presidente da CPI, para quem os acusados pelas práticas de trotes e violações devem ter seus nomes incluídos em um cadastro estudantil de antecedentes.

5.    Sobre o texto 3, só não se pode depreender que
A.   É urgente a troca da natureza do crime de trote
B.   Para a comissão, trote e tortura são crimes distintos
C.   O crime de tortura é mais grave que o de atentado violento ao pudor
D.   Há uma preocupação latente com os casos de estupros ocorridos nas universidades
E.   Tanto a tortura quanto o atentado ao pudor são crimes que infringem os direitos humanos

6.    Em “...e apresentou relatório final.” O verbo destacado se encontra no singular porque

I.     É uma oração sem sujeito
II.    Concorda com o termo RELATÓRIO FINAL
III.  Refere-se ao sujeito A COMISSÃO PARLAMENTAR
A.   Apenas o item I está correto
B.   Apenas o item II está correto
C.   Apenas o item III está correto
D.   Os itens II e III estão os corretos
E.   Todos os itens estão corretos

TEXTO 4


        7.    Sobre a charge em análise, pode-se afirmar que
I.             Há ambiguidade no discurso do garoto
II.            O garoto usa um discurso argumentativo para convencer a professora
III.          A polissemia discursiva se encontra no vocábulo PROBLEMA
A.   Apenas o item I é correto
B.   Apenas o item II é correto
C.   Os itens corretos são I e II
D.   Os itens corretos são II E III
E.   Todos os itens são corretos

TEXTO 5
O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO ATUAL SOBRE A ADOÇÃO NO BRASIL (LEI 12.010/09)
A adoção acarreta o rompimento de todo o vínculo jurídico entre a criança e sua família biológica, de maneira que a mãe e o pai biológicos perdem todos os direitos e deveres em relação àquela e vice-versa (há exceção quando se adota o filho do companheiro ou cônjuge). Ao se efetivar a adoção, registro civil de nascimento original é cancelado, para a elaboração de outro, em que irá constar os nomes daqueles que adotaram, podendo-se até alterar o prenome da criança ou adolescente. A adoção tem caráter irrevogável, ou seja, aquele vínculo jurídico com a família biológica jamais se restabelece, ainda que aqueles que adotaram vierem a falecer
Por outro lado, a adoção dá à criança adotada todos os direitos de um filho biológico, inclusive, à herança. Além da adoção, a lei prevê duas outras formas de acolhimento de uma criança ou adolescente por uma família substituta: a guarda e a tutela. Nesses casos, não se acolhe a criança ou adolescente na condição de filho, mas de “pupilo” e os vínculos jurídicos com a família biológica são mantidos.
A guarda implica o dever de ter a criança ou adolescente consigo e lhe prestar assistência material, moral e educacional, conferindo ao seu detentor o direito de se opor a terceiros, inclusive, aos pais. A tutela, por sua vez, implica necessariamente o dever de guarda, somando-se ainda o poder de representar o tutelado nos atos da vida civil e o de administrar seus bens. No entanto, diferentemente da guarda, a tutela não coexiste com o pátrio poder – conjunto de responsabilidades que envolvem a relação familiar.

        8.    Sobre as informações contidas no texto, infere-se que
A.   O tutor tem os mesmos deveres dos adotantes
B.   A guarda inclui mais direitos e deveres que a adoção
C.   A tutela é um processo que abrange a condição de guarda
D.   Os direitos e deveres entre pais biológicos e adotivos coexistem
E.   A adoção é um processo efêmero até que se consiga a guarda da criança.

        9.    “A adoção tem caráter IRREVOGÁVEL...”,
Semanticamente, o termo destacado só não pode ser substituído no item
A.   Irrelevante
B.   Irretratável
C.   Petrificável
D.   Estatelado
E.   Incontestável

        10. Em “Por outro lado, a adoção dá à criança adotada todos os direitos de um filho biológico, inclusive, à herança.”
 No trecho em destaque, o sinal indicativo de crase se justifica porque
I.              A regência do verbo DAR exige a preposição A na composição de seu objeto indireto
II.            Unindo-se a regência verbal indireta a uma palavra subsequente feminina ocorre o fenômeno linguístico da crase
III.           Apesar da omissão do verbo DAR no segundo enunciado, a recuperação da regência permitiu a crase em À HERANÇA.
A.   Só o item I é correto
B.   I e II estão corretos
C.   I e III estão corretos
D.   II e III estão corretos
E.   I, II e III estão corretos



GABARITO
1E
2C
3B
4E
5B
6C
7D
8C
9A
10E

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