Com base na
leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma
culta da língua portuguesa sobre o tema A
MÍDIA BRASILEIRA COMO ESPAÇO DE DEBATE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Apresentando
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Impeachment de Dilma chega a 50 pontos de audiência
Por
volta das 23h10min, momento em que o resultado da votação da Câmara dos
deputados dava que a presidente Dilma
Rousseff tinha
perdido a batalha do impeachment
(nessa instância), a televisão brasileira registrou um placar
não visto nem mesmo em finais de Copa do Mundo. A TV Globo registrava 37
pontos, a Record 8, Band 4, RedeTV 2 e TV Brasil 0,8 na grande São Paulo.
Além
das televisões em casa, a internet e o rádio brasileiro cobriram a votação do
início ao fim. Quem foi às ruas também pôde acompanhar o que acontecia na Câmara.
Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, enormes telões foram
montados. Estes foram acoplados com caixas de som para que nenhuma palavra
fosse perdida. A cada "Sim" o público pró-impeachment gritava. O
mesmo valeu para quando o "Não" era manifestado pelos deputados. Já
nos minutos finais, manifestantes contra o impedimento choravam e apareciam bem
tristes por não acreditarem mais em uma reviravolta, o que realmente não
aconteceu.
http://br.blastingnews.com/brasil/2016/04/impeachment-de-dilma-chega-a-50-pontos-de-audiencia-e-leva-globo-a-patamar-historico-00882863.html
TEXTO 2
TEXTO 3
A
mídia e a conscientização de temas sociais nas telenovelas
A partir da década
de 2000, as telenovelas brasileiras, principalmente as tramas produzidas pela
TV Globo, passaram a inserir, com mais frequência, temas sociais em seus
enredos, os chamados ‘merchandising social’.
Embora quase todos os autores façam a inserção de campanhas sociais em
suas novelas, há dois em especial que trabalham com tamanha propriedade dentro
dessa temática: Manoel Carlos e Glória Perez.
Novelas como Laços
de família e O clone bateram recordes de audiência retratando, na trama
principal, respectivamente, a doação de medula e a dependência química. Essa
inserção de temas que vão além do entretenimento tem despertado na população
brasileira um dever cidadão que, através do impacto que a telenovela tem como
produto popular, acaba coletivizando questões sociais por meio da mídia,
trazendo uma possibilidade de mudança da realidade por meio do elemento
midiático.
Texto 4
Educação
para as mídias
Não é novidade, mas não deixa de ser chocante: nos países mais
urbanizados (o que inclui o Brasil), crianças e jovens veem mais horas de TV do
que de aulas. Se somarmos o tempo dedicado a outros meios de comunicação -
internet, rádio, revistas e videogames - o consumo de mídia na infância e
adolescência só perde para o período de sono. Por isso, a importância de
debater o assunto na escola é evidente, defende o britânico David Buckingham,
diretor do Centro para o Estudo das Crianças, Juventude e Mídia na Universidade
de Londres, autor de 24 livros e com 30 anos de experiência em docência. O
especialista defende que a educação para as mídias deve estar focada no
questionamento e na reflexão para preparar os jovens a fazer escolhas
conscientes, tanto como consumidores (interpretando e julgando o que leem e
assistem) quanto como produtores de mídia (usando as tecnologias para expressar
seus pontos de vista).
Como faço para mandar a minha redação.
ResponderExcluirAdorei a proposta!!!
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