PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 05 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sexta-feira, 13 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 05


Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa sobre o tema A MÍDIA BRASILEIRA COMO ESPAÇO DE DEBATE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1
Impeachment de Dilma chega a 50 pontos de audiência
Por volta das 23h10min, momento em que o resultado da votação da Câmara dos deputados dava que a presidente Dilma Rousseff tinha perdido a batalha do impeachment (nessa instância), a televisão brasileira registrou um placar não visto nem mesmo em finais de Copa do Mundo. A TV Globo registrava 37 pontos, a Record 8, Band 4, RedeTV 2 e TV Brasil 0,8 na grande São Paulo.
Além das televisões em casa, a internet e o rádio brasileiro cobriram a votação do início ao fim. Quem foi às ruas também pôde acompanhar o que acontecia na Câmara. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, enormes telões foram montados. Estes foram acoplados com caixas de som para que nenhuma palavra fosse perdida. A cada "Sim" o público pró-impeachment gritava. O mesmo valeu para quando o "Não" era manifestado pelos deputados. Já nos minutos finais, manifestantes contra o impedimento choravam e apareciam bem tristes por não acreditarem mais em uma reviravolta, o que realmente não aconteceu. 
http://br.blastingnews.com/brasil/2016/04/impeachment-de-dilma-chega-a-50-pontos-de-audiencia-e-leva-globo-a-patamar-historico-00882863.html

TEXTO 2

                  



TEXTO 3
A mídia e a conscientização de temas sociais nas telenovelas
A partir da década de 2000, as telenovelas brasileiras, principalmente as tramas produzidas pela TV Globo, passaram a inserir, com mais frequência, temas sociais em seus enredos, os chamados ‘merchandising social’.  Embora quase todos os autores façam a inserção de campanhas sociais em suas novelas, há dois em especial que trabalham com tamanha propriedade dentro dessa temática: Manoel Carlos e Glória Perez.
Novelas como Laços de família e O clone bateram recordes de audiência retratando, na trama principal, respectivamente, a doação de medula e a dependência química. Essa inserção de temas que vão além do entretenimento tem despertado na população brasileira um dever cidadão que, através do impacto que a telenovela tem como produto popular, acaba coletivizando questões sociais por meio da mídia, trazendo uma possibilidade de mudança da realidade por meio do elemento midiático.

Texto 4
Educação para as mídias
Não é novidade, mas não deixa de ser chocante: nos países mais urbanizados (o que inclui o Brasil), crianças e jovens veem mais horas de TV do que de aulas. Se somarmos o tempo dedicado a outros meios de comunicação - internet, rádio, revistas e videogames - o consumo de mídia na infância e adolescência só perde para o período de sono. Por isso, a importância de debater o assunto na escola é evidente, defende o britânico David Buckingham, diretor do Centro para o Estudo das Crianças, Juventude e Mídia na Universidade de Londres, autor de 24 livros e com 30 anos de experiência em docência. O especialista defende que a educação para as mídias deve estar focada no questionamento e na reflexão para preparar os jovens a fazer escolhas conscientes, tanto como consumidores (interpretando e julgando o que leem e assistem) quanto como produtores de mídia (usando as tecnologias para expressar seus pontos de vista).

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