PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 04 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sábado, 7 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 04



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1
O movimento estudantil se consolidou como uma das principais formas de mobilização social que reivindicava ao Poder Público a implementação de medidas às deficiências em setores como educação e a redemocratização durante Ditadura Militar (1964-1985). Mas a história da atuação dos estudantes mostra que a juventude já lutava pelas demandas do movimento desde o século 18.
Os primórdios do movimento estudantil no Brasil remontam em 1710, quando vários estudantes, que faziam parte dos conventos religiosos, juntaram-se para expulsar invasores franceses dos colégios e das moradias que abrigavam os religiosos no Rio de Janeiro. Ainda no Brasil Colônia (1500-1822), os estudantes participaram da Inconfidência Mineira (1788), revolta separatista. Por meio desse movimento, lutaram também contra a derrama, imposto cobrado pela Corte portuguesa aos exploradores de ouro. 

TEXTO 2
“O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolverem-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. [...] O cerne do protagonismo, portanto, é a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla”
Antônio Carlos Gomes da Costa. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática.

TEXTO 3
ONDA DE OCUPAÇÕES DE ESCOLAS NO CEARÁ INDICA POLITIZAÇÃO DE JOVENS
Dez escolas estão ocupadas no Estado até a manhã desta sexta-feira, nas quais estudantes apostam em reforço no protagonismo da juventude em busca de melhorias na educação

Por Jéssica Welma em Educação

6 de maio de 2016 às 06:45


Com uma semana de mobilização, a ocupação das escolas estaduais no Ceará ganha força e apoio de estudantes, professores e demais integrantes da sociedade. Já são dez prédios ocupados, oito deles em Fortaleza. Os jovens cobram atenção do Governo do Estado à precariedade das escolas e ao prejuízo na qualidade de ensino diante de mudanças na rotina dos colégios secundaristas.
Entre as reivindicações estão o reajuste no valor da merenda escolar, atualmente de R$ 0,30; passe livre, mais tempo de aula nos laboratórios, volta dos professores coordenadores de área (PCA) e reformas na infraestrutura.
Com ocupação anunciada na noite da quarta-feira (4), a escola Adauto Bezerra é uma das principais referências no ensino público do Ceará e tem passado por dificuldades que vão desde à infraestrutura a mudanças na rotina de alunos e professores. “A ocupação é o movimento estudantil mostrando apoio, mas também mostrando autonomia porque não é só pela greve (dos professores), tem também os pontos estruturais que são bem desumanos”, pontua a estudante Raphaele Esther, 17.



TEXTO 4

Por Caio S. Silva

Um comentário:

  1. Daniela, simplesmente amei essa proposta! Tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo! Vou passar para os meus alunos!!

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