A partir da leitura dos
textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da
língua portuguesa sobre o tema A
IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO JUVENIL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE
IGUALITÁRIA NO BRASIL, apresentando proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
TEXTO 1
O movimento
estudantil se consolidou como uma das principais formas de mobilização social
que reivindicava ao Poder Público a implementação de medidas às deficiências em
setores como educação e a redemocratização durante Ditadura Militar
(1964-1985). Mas a história da atuação dos estudantes mostra que a juventude já
lutava pelas demandas do movimento desde o século 18.
Os
primórdios do movimento estudantil no Brasil remontam em 1710, quando vários
estudantes, que faziam parte dos conventos religiosos, juntaram-se para
expulsar invasores franceses dos colégios e das moradias que abrigavam os
religiosos no Rio de Janeiro. Ainda no Brasil Colônia (1500-1822), os
estudantes participaram da Inconfidência Mineira (1788), revolta separatista.
Por meio desse movimento, lutaram também contra a derrama, imposto cobrado pela
Corte portuguesa aos exploradores de ouro.
TEXTO 2
“O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade
de ação, é a criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens
envolverem-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando
como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. [...] O cerne do
protagonismo, portanto, é a participação ativa e construtiva do jovem na vida
da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla”
Antônio Carlos Gomes da Costa. Protagonismo juvenil: adolescência,
educação e participação democrática.
TEXTO 3
ONDA DE OCUPAÇÕES DE ESCOLAS NO CEARÁ INDICA
POLITIZAÇÃO DE JOVENS
Dez escolas estão ocupadas no Estado até a manhã
desta sexta-feira, nas quais estudantes apostam em reforço no protagonismo da
juventude em busca de melhorias na educação
Por Jéssica Welma em Educação
6 de maio de 2016 às 06:45
Com uma semana de
mobilização, a ocupação das escolas estaduais no
Ceará ganha força e apoio de estudantes, professores e
demais integrantes da sociedade. Já são dez prédios ocupados, oito deles em
Fortaleza. Os jovens cobram atenção do Governo do Estado à precariedade das
escolas e ao prejuízo na qualidade de ensino diante de mudanças na rotina dos
colégios secundaristas.
Entre as reivindicações
estão o reajuste no valor da merenda escolar, atualmente de R$ 0,30; passe
livre, mais tempo de aula nos laboratórios, volta dos professores coordenadores
de área (PCA) e reformas na infraestrutura.
Com ocupação anunciada na
noite da quarta-feira (4), a escola Adauto Bezerra é uma das principais
referências no ensino público do Ceará e tem passado por dificuldades que vão
desde à infraestrutura a mudanças na rotina de alunos e professores. “A ocupação é o movimento estudantil
mostrando apoio, mas também mostrando autonomia porque não é só pela greve (dos
professores), tem também os pontos estruturais que são bem desumanos”,
pontua a estudante Raphaele Esther, 17.
TEXTO 4
Por Caio S. Silva
Daniela, simplesmente amei essa proposta! Tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo! Vou passar para os meus alunos!!
ResponderExcluir