MODELO DE PROPOSTA DESENVOLVIDO - ESTILO ENEM - 01 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MODELO DE PROPOSTA DESENVOLVIDO - ESTILO ENEM - 01


COMER, COMER... NEM SEMPRE É O MELHOR PARA PODER CRESCER

Um estilo de vida saudável está diretamente associado a uma boa alimentação. Mastigar, engolir e digerir de forma correta os alimentos são práticas essenciais quando se procura qualidade de vida. Contudo, em meados do século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, o ritmo de vida ficou mais acelerado. Com uma carga horária exaustiva de trabalho e poucas horas para as refeições, os funcionários das grandes indústrias não dispunham de tempo suficiente para se alimentar corretamente, nascia, nesse contexto, o “fast food” - forma mecânica de alimentaçãoque, a princípio, servia apenas como um “combustível” para que as máquinas humanas voltassem rapidamente à produção. Tempos depois, esse meio rápido de se alimentar foi popularizado nos EUA pelos irmãos McDonald’s. Hoje, um número significativo de pessoas no mundo vive diariamente à base de refeições instantâneas: estatística lamentável que vai de encontro às práticas saudáveis da boa alimentação.
Sob essa mesma óptica, é válido ressaltar os efeitos colaterais de uma alimentação que prioriza celeridade em detrimento de qualidade; as consequências dessa troca equivocada vão de obesidade a doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Dados do Ministério da Saúde de 2015, por exemplo, corroboraram um número alarmante de pessoas diagnosticadas no Brasil com câncer de intestino, patologia ocasionada principalmente pela má ingestão de alimentos, colocando em alerta a OMS (Organização Mundial de Saúde) para este novo cenário.
Convém dizer, em contrapartida, que a globalização, o desenvolvimento ou mesmo a industrialização não podem ser usados como subterfúgios para justificar uma má alimentação. Não obstante ao ritmo acelerado das grandes cidades, é preciso pensar em práticas alimentares e em atividades mais saudáveis que agreguem mais qualidade ao cotidiano das pessoas. Apesar do dia a dia corrido, é inaceitável uma refeição que se baseie somente em enlatados, em embutidos e em produtos gaseificados. Em adição a esse emblema, projetos que envolvem exercícios laborais e um tempo maior para as refeições em grandes empresas vêm dando resultados positivos na contramão do estresse e da indigestão pós refeições. Ademais, é imprescindível que no Brasil haja políticas públicas em setores como agricultura, saúde e educação para expandir a cultura da boa alimentação, partindo de práticas agrícolas cada vez mais livres de agrotóxicos até a disseminação de uma consciência nutricional entre os brasileiros.
Logo, urge que o Ministério do trabalho e as empresas sejam copartícipes no combate à obesidade e ao sedentarismo, por meio do desenvolvimento de projetos laborais que possam qualificar as condições de trabalho do cidadão brasileiro. Far-se-á, da mesma forma, necessário que o Ministério da saúde, em parceria com as prefeituras, insira a nutrição como uma das áreas prioritárias nos postos de saúde municipais, proporcionando à população orientação alimentar, através de uma dieta balanceada, rica em nutrientes. Cabe à escola, por sua vez, o viés educativo, instruindo os seus educandos via aulas teóricas de biologia e aulas práticas de educação física como forma de instigar os alunos sobre a importância de uma boa alimentação. Todavia, o papel protagonizador, para que a alimentação do brasileiro possa verdadeiramente mudar, é da alçada do Ministério da agricultura no que concerne ao combate a práticas agrícolas nocivas a uma alimentação saudável, já que “uma árvore ruim, não poderá dar bons frutos.”



LEGENDA:
         CIANO         ·  Repertório sociocultural produtivo
VERDE ESCURO·  Introdução por comparação temporal;
    VERMELHO     ·  Tese;
   CINZA CLARO  ·  Contra-argumento;
 CINZA ESCURO ·  Retorno à tese (evita contradições);
         AZUL            · Expressões de força argumentativa que configuram autoria;
         LILÁS           ·  Dados estatísticos trazem consistência argumentativa ao texto;
      AMARELO      ·  Coesão;
          ROSA          ·  Intervenção:

AGENTES 1 (Ministério do trabalho/empresas) AÇÃO 1 (Combater a obesidade e o sedentarismo) COMO? /detalhamento 1 (através de projetos laborais...).

AGENTE 2 (Ministério da Saúde e prefeituras) AÇÃO 2 (inserir a nutrição no programa saúde da família nos postos municipais) COMO? /detalhamento 2 (proporcionando orientação nutricional à população...)

AGENTE 3 (escola) AÇÃO 3 (instruir os educandos) COMO? / detalhamento 3 (inserindo conteúdos sobre o tema nas aulas teóricas de biologia e práticas de educação física...)

AGENTE 4 (Ministério da Agricultura) AÇÃO 4 (combater práticas agrícolas nocivas, como os agrotóxicos)
FINALIDADE DA PROPOSTA: mudança verdadeira nos hábitos alimentares dos brasileiros.

OBSERVAÇÃO¹: o candidato só chegará ao nível máximo nesta competência, se apresentar, no mínimo, duas propostas de intervenção, com agentes(QUEM?), ações (O QUÊ?), detalhamento(COMO?) e uma finalidade geral (PARA QUÊ?)

OBSERVAÇÃO ²:Da mesma forma, a intervenção tem de estar articulação à tese e à argumentação desenvolvida, ou seja, não é coerente apresentar uma problemática no texto e não propor soluções a este mesmo problema na intervenção.

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