PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 08 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 08

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema    MOBILIDADE URBANA: O DIREITO À ACESSIBILIDADE NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

LEI 12.587/12
A Mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores públicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluções para o tráfego de 3,5 milhões de novos veículos que, a cada ano, passam a circular pelas vias urbanas do país, além da frota atual de 75 milhões.
A Lei 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana que passou a exigir que os municípios com população acima de 20 mil habitantes, além de outros, elaborem e apresentem plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada. A Lei determina que estes planos priorizem o modo de transporte não motorizado e os serviços de transporte público coletivo.
A construção de um Brasil melhor dependerá, sem dúvida, do desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população brasileira

TEXTO 2
MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE
 “O direito à cidade está ligado à possibilidade que os diversos grupos sociais têm de se deslocarem pelos centros urbanos. Os serviços públicos essenciais, como saúde e educação, bem como o lazer e a cultura, são direitos constitucionais. O acesso aos locais de trabalho aparece como uma necessidade fundamental dos trabalhadores. Pode-se perceber, assim, que a utilização desses serviços está ligada à possibilidade que essas pessoas têm de chegar aos locais em que são oferecidos. É necessário se deslocar à escola, ao centro de saúde, ao cinema, ao teatro, ao local de trabalho etc. O debate sobre a mobilidade urbana versa, dessa forma, sobre a garantia de condições necessárias à utilização dos serviços, como também sobre os obstáculos a essa utilização.”

TEXTO 3



TEXTO 4
UBER E MOBILIDADE URBANA

A Lei de Mobilidade Urbana define como transporte público individual aquele “aberto ao público”. Serviços como o Uber possuem natureza diversa daquele prestado por táxis, principalmente por não ser aberto ao público, uma vez que é realizado segundo a autonomia da vontade do motorista.
Mas há, sem dúvidas, espaço para que todos prestem serviços de transporte individual, público e privado. Em regra, o mercado só cresce se há espaço, se existe demanda. E o crescimento de serviços de transporte alternativo ao dos táxis revela que existe mercado para isso. Não devemos prestigiar a reserva de mercado, tampouco impedir o avanço tecnológico que beneficia os cidadãos e lhes assegura o direito constitucional de ir e vir. Portanto, o Uber anda na “mão única” em relação à mobilidade urbana e não na “contramão.”

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