PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 06 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 18 de maio de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 06


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da Língua Portuguesa sobre o tema A MÁ ALIMENTAÇÃO DO BRASILEIRO: UM HÁBITO QUE PRECISA MUDAR, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Alimentação dos brasileiros tem excesso de gorduras, segundo Ministério da Saúde
O aparecimento precoce de doenças crônicas tem deixado a população em alerta. No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado nesta segunda-feira (8), o Ministério da Saúde chama a atenção da população para o elevado consumo de gorduras, especialmente por jovens. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e sociedades médicas recomendam ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg (miligramas) para a população em geral e menor que 200 mg para pessoas com histórico de doenças cardíacas
 “Na atenção às doenças crônicas, além desse papel central que a alimentação desempenha, também deve ser promovido todo o modo de vida saudável, que inclui a redução do sedentarismo por meio da promoção de práticas corporais e atividades físicas e a redução do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, entre outros fatores de risco”, destaca a coordenadora nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.

TEXTO 2



 TEXTO 3
O que chega à mesa do brasileiro?
Por que o Brasil usa tanto agrotóxico?

Por mais que você faça esforço para acordar cedo e escolher as mais vistosas verduras e frutas da feira orgânica do bairro, os agrotóxicos, ou defensivos agrícolas (como prefere a indústria do setor) estão por toda a parte no Brasil. Um dossiê de 2012 da ABRASCO ( Associação Brasileira de Saúde Coletiva) aponta que, dos 50 produtos mais utilizados nas lavouras brasileiras, 22 são proibidos na União Europeia, o que faz com que o país seja o maior consumidor de agrotóxicos já banidos em outros locais do mundo, de acordo com a entidade.
As consequências? Em 2011, uma pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso em parceria com a Fundação Oswald Cruz comprovou que até mesmo o leite materno pode conter resíduos de agrotóxicos. O estudo coletou amostras em mulheres do município de Lucas do Rio Verde (MT), um dos maiores produtores de soja do país. Em 100% delas foi encontrado ao menos um tipo de princípio ativo do endosulfan – agrotóxico que causa distúrbios hormonais e aumenta o risco de câncer. Em algumas, até seis. E em 70% das amostras, o endosulfan estava presente.
Revista Superinteressante/dezembro de 2013. Química: somos campeões no consumo de agrotóxicos condenados em outros países.

 Texto 4
Oferecer alimentação pode impactar positivamente na produtividade do trabalhador
As empresas que têm interesse em oferecer alimentação para seus funcionários podem aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), promovido pelo governo federal e que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Para estimular os empresários, o programa oferece incentivos para aqueles que fornecerem refeições no local de trabalho ou alimentação em outras modalidades.
A medida pode impactar diretamente no resultado da empresa, pois o número correto de refeições gera mais resistência física, melhora a capacidade de concentração, reduz o risco de doenças relacionadas aos hábitos alimentares e pode até mesmo diminuir o número de faltas.
De acordo com Carlos Walter Martins, coordenador do Conselho Temático de Relações do Trabalho da Fiep, a indústria tem investido não apenas em equipamentos, mas também em boas condições de trabalho. “Além da carreira e dos ganhos, os trabalhadores têm os acessórios, e um importantíssimo é a questão da alimentação. Poder proporcionar esse benefício ao funcionário é muito importante para a indústria, que tem oferecido condições de trabalho cada vez melhores”, ressalta.
http://www.fiepr.org.br/boletimsindical/sindemcap/News18801content245898.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário