Como diria o dramaturgo inglês William
Shakespeare: “Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que possa supor a
nossa vã filosofia”.
Vamos, então, juntos, descobrirmos esses
mistérios que rondam o Teatro José de Alencar por meio das peripécias de uma bailarina
que dançava de tutu azul.
Trecho I
Anabela e o pai, Marcelo, tinham orgulho de dizer que
moravam na casa mais
antiga da cidade, a Travessa do Anjo, uma ilha feita de passado no meio de
um
mar de vidro e metal.
Tudo naquele lugar era exatamente igual
ao que sempre fora. Os anos e a vida
de todos os familiares que moraram ali permaneciam gravados nos cheiros,
nas
cores e nos detalhes de cada canto. Uma foto na parede, uma figura colada na
porta de um armário, a xícara pintada à mão com o nome da tia querida,
tudo
permanecia na pequena casinha azul, com telhado vermelho e fachada
estreita
onde cabiam somente uma porta, uma janela e, lá dentro, todos os sonhos do
mundo.
1º ATO:
Travessa do anjo, p.12.
1. Anabela e Marcelo conservaram o estilo
da casa onde moravam há anos.
a) Descreva, com elementos do texto,
o ambiente pessoal e singelo resguardado pelos
moradores da Travessa do Anjo.
b) As modernidades arquitetônicas
parecem não ter chegado ao local. Comprove essa afirmativa com uma passagem do
trecho.
Trecho II
Anabela pensava que a morte era uma
cortina pesada e escura, como um veludo vermelho, que só poderia ser aberta
para quem fosse passar daqui pra lá. Mas houve um dia que mudou sua vida,
quando ela compreendeu de forma definitiva que essa cortina poderia ser leve e
clara como seda azul e que, com um sopro do vento, podia se abrir para dar
passagem a alguém vindo de lá...para cá.
1º ATO:
Travessa do anjo, p.16.
2.
A
princípio, Anabela tinha uma certa concepção sobre a morte; mas, aos poucos, a
menina fora mudando seus pensamentos. Aponte, portanto, os itens verdadeiros em
relação a essas concepções.
( )
Anabela achava que somente os vivos poderiam fazer a passagem pela “cortina”
( )
A qualificação de “cortina pesada e escura” dava à morte uma conotação negativa
( )
A mudança de pensamento da menina em relação à morte tornou-se mais serena
( )
A menina compreendeu que os mortos não poderiam fazer a passagem de volta ao
mundo dos vivos
( )
A serenidade com que Anabela passou a encarar a morte é perceptível na mudança
de caracterização da “cortina”
Trecho III
Como Anabela estava na
frente, conseguiu ver bem a subida das espectrais Willis. Arrepiante! As
bailarinas conseguiam dançar com tanta leveza que pareciam flutuar. Havia um
pouco de fumaça no palco. As luzes, a música, a bruma do gelo-seco... era
mágico. Em meio a tudo isso, o olhar de Anabela foi atraído por uma bailarina
com tutu azul entre as outras, todas de branco, das sapatilhas aos arranjos dos
cabelos. Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza
que... voava. Dançou um tempo a mesma coreografia que as Willis também
dançavam, mas depois veio até a extremidade do palco e levantou os pés em meia
ponta; depois, em ponta completa, deu um pulinho e levantou voo até o grande
lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz.
1º ATO: Balé branco, p.33.
3.
O gênero fantástico está povoado de ingredientes improváveis,
fantasiosos. Essa categoria narrativa está inevitavelmente associada a
acontecimentos maravilhosos. Partindo desse pressuposto, coloque S (de sim) para as assertivas que
colaboram para o ambiente fantástico em A
Bailarina Fantasma e N (de não)
para aquelas que não se aplicam a esse gênero narrativo.
( ) A bailarina de tutu
azul conseguia voar porque não era mais humana.
( ) Havia uma bailarina
com roupa diferente no palco por se tratar de um fantasma que não fazia parte
do número.
( ) A bailarina fantasma
apareceu no palco porque morrera sem antes apresentar seu número final.
( ) Elementos como a
fumaça e o gelo seco contribuem para o clima fantástico na apresentação
assistida por Anabela.
( ) A bailarina vista por
Anabela fazia parte de um pesadelo como consequência de um cochilo da menina na
hora da apresentação.
Trecho IV
Não é que eu tenha
duvidado da Anabela e achado que era mentira. Até porque ela não sabe mentir.
Nem quando precisa. É que eu não conseguia entender como duas pessoas que estão
no mesmo lugar, olhando na mesma direção, podem enxergar coisas completamente diferentes.
1º ATO:
Passo de gato, p.46.
4.
Luciana
duvidara da amiga; mas, após ver a bailarina fantasma em uma foto, resolveu
investigar o caso. Com seu faro de jornalista, entrevistou algumas pessoas que
a ajudaram a entender melhor esse mistério. Logo, identifique as pessoas entrevistadas
por Luciana através dos indícios abaixo.
a)
Ator
que chegou a dançar com o fantasma da bailarina ____________________
b)
Funcionária
do teatro que viu a bailarina cercada por gatos ______________________
c)
Técnico
de som do teatro que, a princípio, negava ter visto a bailarina______________
d)
Guarda
patrimonial que viu a bailarina fantasma no 1º dia de trabalho______________
Entenda a
magia do balé que encantou o mundo
Tudo começou em 1882,
no Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, então capital da Rússia imperial. A
primeira apresentação no ocidente só aconteceu em 1934, no Sadler’s Wells
Theatre, em Londres. Desde então, tornou-se um dos balés mais vistos no
planeta, o que mais traz público, segundo a coreógrafa Dalal Achcar,
responsável pela versão brasileira do espetáculo que, nos anos 1980, foi eleita
pela revista "Newsweek" como a mais bem concebida entre mil
candidatas do mundo todo.
— "O
quebra-nozes" tem o espírito de Natal que une as pessoas. Traz a criança
que ainda existe em nós à tona, mexe com nossas emoções e nossa capacidade de
sonhar — diz Dalal, que, apesar de triste com o cancelamento da temporada deste
ano, está de certa forma conformada. — É uma pena porque é um programa
tradicional de fim de ano de crianças, com seus pais e avós. Mas não se pode
montar uma peça desta envergadura de qualquer maneira. É preciso ter respeito
pelo público e pela própria arte. Os bailarinos teriam que estar ensaiando há
pelo menos cinco semanas, não há verba para reformar o guarda-roupa, faltam até
sapatilhas...
Disponível em https://oglobo.globo.com/cultura/teatro/nao-se-pode-montar-quebra-nozes-de-qualquer-jeito-diz-coreografa-dalal-achcar-sobre-cancelamento-22152880. Acesso em 07.dez.2017
5.
Assim como na reportagem, houve também vários contratempos para a
montagem do espetáculo O Quebra nozes em
A Bailarina Fantasma. Marque certo ou errado em relação a essas problemáticas
(___________) Dalal Achar era a responsável pela versão brasileira
do espetáculo; no livro, essa função coube à Elisabeth e à Carlotta
(___________) Para que todos
conhecessem a história, Carlotta foi ler o conto original do escritor alemão
E.T.A Hoffman
(___________) Em decorrência
de uma forte gripe, Elisabeth, a pianista do espetáculo, afastou-se dos
ensaios, dando lugar a Gabriel
(___________) Gabriel e
Clara já se conheciam e se reencontraram no ensaio.
(___________) Como na
reportagem, o tempo para o ensaio era um agravante para a apresentação do
espetáculo
·
A listagem e o trecho V servirão de base para responder à questão 7
Os dez maiores
vilões do cinema
Hoje, não se
faz mais vilões como antigamente
·
Rainha má: Voz de Lucille La Verne em Branca de
Neve e os Sete Anões, 1937
·
Regan Macneil: Linda Blair
em O Exorcista, 1973
·
Phyllis Dietrichson: Barbara
Stanwyck em Pacto de Sangue, 1944
·
Alex Forrest: Glenn Close
em Atração Fatal, 1987
·
Sr. Potter: Lionel Barrymore
em A Felicidade Não se Compra, 1946
·
Enfermeira Ratched: Louise
Fletcher em Um Estranho no Ninho, 1975
·
Bruxa má do Oeste: Margaret
Hamilton em O Mágico de Oz, 1939
·
Darth Vader: David Prowse na trilogia Star
Wars ·
Norman Bates: Anthony Perkins
em Psicose, 1960
·
Dr. Hannibal Lecter: Anthony
Hopkins em O Silêncio dos Inocentes, 1991
Disponível em https://super.abril.com.br/cultura/os-10-piores-viloes-do-cinema/#. Acesso em
07.dez.2017
Trecho
V
“Para ele, a única necessidade do
filho na vida era concentração nos estudos. Faltava alguns anos para a ida à
Europa – não havia tempo para dispersões. Cada centavo de seu trabalho estava
destinado a isso. Não seria uma moça com roupa de bailarina que destruiria seus
sonhos.”
2º ATO: Remédio amargo, p.124.
6.
O
vilão é aquele personagem que personifica o "Mal" e os valores
morais combatidos pelo protagonista.
a)
Pode-se
afirmar que o Dr. Augusto é o vilão em A
Bailarina Fantasma? Justifique.
b)
Dr.
Augusto infringe valores na narrativa com o desejo de separar Clara e Gabriel.
Cite um exemplo.
c)
Segundo
a listagem, o último grande vilão do cinema foi Dr Hannibal Lecter, de O silêncio dos inocentes, criado há 26
anos. A partir dessa informação, explique a manchete “Hoje, não se faz mais
vilões como antigamente”.
Trecho
VI
“- Amanhã você partirá para o Rio de Janeiro. Ficará na casa de seus
tios até agosto do ano que vem, quando partirá para a Inglaterra (...). O que
fará da vida nas próximas horas não me importa. Mas na sexta-feira, às dez
horas da manhã, você estará no mar. Disso eu tenho certeza.”
2º ATO:O palco, p.131.
7.
Gabriel
ficou transtornado, mas foi forçado a abraçar a ideia do pai, porque
( )
sabia que a mãe queria separá-lo de Clara
( )
queria proteger Clara das sandices das quais o pai seria capaz
( )
tinha planos para se comunicar com Clara enquanto tivesse longe
( )
pensava em voltar e, quando tudo se acalmasse, casaria com Clara
( )
Clara estava grávida e Gabriel não quis assumir a paternidade da criança
Trecho
VII
“Josias, irmão de
Marilourdes, era o responsável pela ausência das cartas de Gabriel. Quando a
correspondência chegava ao teatro, ele a levava para o doutor. Foi assim que
Dr. Augusto soube, enfurecido, que Gabriel estava a caminho de Fortaleza
novamente, com a intenção de tocar em O quebra nozes para Clara dançar”
“Filho
meu jamais subirá em um palco como um bobo da corte! Jamais!”
2º ATO:O porão, p.140.
8.
O
médico continuou a não medir esforços para separar o filho da bailarina. Relate
brevemente que plano Dr. Augusto arquitetou para conseguir separar os
enamorados.
Trecho
VIII
“...aqui, no final do caderno, por baixo do tecido da contracapa,
há uma carta escondida. Tudo o que peço é que vá até à casa do Gabriel e
entregue a carta. Depois acompanhe meu amado e o ajude a fazer o que deve ser
feito.
(...)
- Não posso fazer isso, de jeito nenhum.”
3º ATO:O motivo, p.149.
9.
Clara
precisava da ajuda de Anabela para uma missão muito especial. Qual era essa
missão?
Trecho
IX
A única certeza que tenho na vida é que vou voltar. Vou
tocar o pas de deux de O quebra nozes neste palco para você dançar. Vai ser o
dia mais feliz da nossa vida!
Na manhã seguinte,
ele partiu.
2º ATO:O palco, p.134.
10. Gabriel, quando jovem, prometeu
à Clara que um dia os dois apresentariam o número tão sonhado de balé por anos
ensaiado. Essa apresentação, finalmente, ocorreu? Explique.
Excelente !!
ResponderExcluirMuito obrigada pelo registro das questões! Elas foram muito úteis para meu filho!
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