QUESTÕES SOBRE O LIVRO "A BAILARINA FANTASMA" - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

QUESTÕES SOBRE O LIVRO "A BAILARINA FANTASMA"


Como diria o dramaturgo inglês William Shakespeare: “Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que possa supor a nossa vã filosofia”.
Vamos, então, juntos, descobrirmos esses mistérios que rondam o Teatro José de Alencar por meio das peripécias de uma bailarina que dançava de tutu azul.

Trecho I
 Anabela e o pai, Marcelo, tinham orgulho de dizer que moravam na casa mais

antiga da cidade, a Travessa do Anjo, uma ilha feita de passado no meio de um 
mar de vidro e metal.

Tudo naquele lugar era exatamente igual ao que sempre fora. Os anos e a vida

de todos os familiares que moraram ali permaneciam gravados nos cheiros, nas 
cores e nos detalhes de cada canto. Uma foto na parede, uma figura colada na
porta de um armário, a xícara pintada à mão com o nome da tia querida, tudo
permanecia na pequena casinha azul, com telhado vermelho e fachada estreita
onde cabiam somente uma porta, uma janela e, lá dentro, todos os sonhos do
mundo.

     1º ATO: Travessa do anjo, p.12.

1.    Anabela e Marcelo conservaram o estilo da casa onde moravam há anos.

a)    Descreva, com elementos do texto, o ambiente pessoal e singelo resguardado pelos
 moradores da Travessa do Anjo.

b)    As modernidades arquitetônicas parecem não ter chegado ao local. Comprove essa afirmativa com uma passagem do trecho.

Trecho II
Anabela pensava que a morte era uma cortina pesada e escura, como um veludo vermelho, que só poderia ser aberta para quem fosse passar daqui pra lá. Mas houve um dia que mudou sua vida, quando ela compreendeu de forma definitiva que essa cortina poderia ser leve e clara como seda azul e que, com um sopro do vento, podia se abrir para dar passagem a alguém vindo de lá...para cá.
     1º ATO: Travessa do anjo, p.16.

2.    A princípio, Anabela tinha uma certa concepção sobre a morte; mas, aos poucos, a menina fora mudando seus pensamentos. Aponte, portanto, os itens verdadeiros em relação a essas concepções.
(          ) Anabela achava que somente os vivos poderiam fazer a passagem pela “cortina”
(          ) A qualificação de “cortina pesada e escura” dava à morte uma conotação negativa
(          ) A mudança de pensamento da menina em relação à morte tornou-se mais serena
(          ) A menina compreendeu que os mortos não poderiam fazer a passagem de volta ao mundo dos vivos
(          ) A serenidade com que Anabela passou a encarar a morte é perceptível na mudança de caracterização da “cortina”


Trecho III
Como Anabela estava na frente, conseguiu ver bem a subida das espectrais Willis. Arrepiante! As bailarinas conseguiam dançar com tanta leveza que pareciam flutuar. Havia um pouco de fumaça no palco. As luzes, a música, a bruma do gelo-seco... era mágico. Em meio a tudo isso, o olhar de Anabela foi atraído por uma bailarina com tutu azul entre as outras, todas de branco, das sapatilhas aos arranjos dos cabelos. Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza que... voava. Dançou um tempo a mesma coreografia que as Willis também dançavam, mas depois veio até a extremidade do palco e levantou os pés em meia ponta; depois, em ponta completa, deu um pulinho e levantou voo até o grande lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz.
     1º ATO: Balé branco, p.33.

3.    O gênero fantástico está povoado de ingredientes improváveis, fantasiosos. Essa categoria narrativa está inevitavelmente associada a acontecimentos maravilhosos. Partindo desse pressuposto, coloque S (de sim) para as assertivas que colaboram para o ambiente fantástico em A Bailarina Fantasma e N (de não) para aquelas que não se aplicam a esse gênero narrativo.
(     ) A bailarina de tutu azul conseguia voar porque não era mais humana.
(     ) Havia uma bailarina com roupa diferente no palco por se tratar de um fantasma que não fazia parte do número.
(    ) A bailarina fantasma apareceu no palco porque morrera sem antes apresentar seu número final.
(     ) Elementos como a fumaça e o gelo seco contribuem para o clima fantástico na apresentação assistida por Anabela.
(     ) A bailarina vista por Anabela fazia parte de um pesadelo como consequência de um cochilo da menina na hora da apresentação.
Trecho IV

Não é que eu tenha duvidado da Anabela e achado que era mentira. Até porque ela não sabe mentir. Nem quando precisa. É que eu não conseguia entender como duas pessoas que estão no mesmo lugar, olhando na mesma direção, podem enxergar coisas completamente diferentes.
        1º ATO: Passo de gato, p.46.

4.    Luciana duvidara da amiga; mas, após ver a bailarina fantasma em uma foto, resolveu investigar o caso. Com seu faro de jornalista, entrevistou algumas pessoas que a ajudaram a entender melhor esse mistério. Logo, identifique as pessoas entrevistadas por Luciana através dos indícios abaixo.
a)    Ator que chegou a dançar com o fantasma da bailarina ____________________
b)    Funcionária do teatro que viu a bailarina cercada por gatos ______________________
c)    Técnico de som do teatro que, a princípio, negava ter visto a bailarina______________
d)    Guarda patrimonial que viu a bailarina fantasma no 1º dia de trabalho______________

Entenda a magia do balé que encantou o mundo
Tudo começou em 1882, no Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, então capital da Rússia imperial. A primeira apresentação no ocidente só aconteceu em 1934, no Sadler’s Wells Theatre, em Londres. Desde então, tornou-se um dos balés mais vistos no planeta, o que mais traz público, segundo a coreógrafa Dalal Achcar, responsável pela versão brasileira do espetáculo que, nos anos 1980, foi eleita pela revista "Newsweek" como a mais bem concebida entre mil candidatas do mundo todo.
— "O quebra-nozes" tem o espírito de Natal que une as pessoas. Traz a criança que ainda existe em nós à tona, mexe com nossas emoções e nossa capacidade de sonhar — diz Dalal, que, apesar de triste com o cancelamento da temporada deste ano, está de certa forma conformada. — É uma pena porque é um programa tradicional de fim de ano de crianças, com seus pais e avós. Mas não se pode montar uma peça desta envergadura de qualquer maneira. É preciso ter respeito pelo público e pela própria arte. Os bailarinos teriam que estar ensaiando há pelo menos cinco semanas, não há verba para reformar o guarda-roupa, faltam até sapatilhas...

5.    Assim como na reportagem, houve também vários contratempos para a montagem do espetáculo O Quebra nozes em A Bailarina Fantasma. Marque certo ou errado em relação a essas problemáticas

(___________) Dalal Achar era a responsável pela versão brasileira do espetáculo; no livro, essa função coube à Elisabeth e à Carlotta
(___________) Para que todos conhecessem a história, Carlotta foi ler o conto original do escritor alemão E.T.A Hoffman
(___________) Em decorrência de uma forte gripe, Elisabeth, a pianista do espetáculo, afastou-se dos ensaios, dando lugar a Gabriel
(___________) Gabriel e Clara já se conheciam e se reencontraram no ensaio.
(___________) Como na reportagem, o tempo para o ensaio era um agravante para a apresentação do espetáculo
                                                        
·         A listagem e o trecho V servirão de base para responder à questão 7

Os dez maiores vilões do cinema
Hoje, não se faz mais vilões como antigamente


·         Rainha má:  Voz de Lucille La Verne em Branca de Neve e os Sete Anões, 1937
·         Regan Macneil: Linda Blair em O Exorcista, 1973
·         Phyllis Dietrichson: Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue, 1944
·         Alex Forrest: Glenn Close em Atração Fatal, 1987
·         Sr. Potter: Lionel Barrymore em A Felicidade Não se Compra, 1946
·         Enfermeira Ratched: Louise Fletcher em Um Estranho no Ninho, 1975
·         Bruxa má do Oeste: Margaret Hamilton em O Mágico de Oz, 1939
·         Darth Vader: David Prowse na trilogia Star Wars·         Norman Bates: Anthony Perkins em Psicose, 1960
·         Dr. Hannibal Lecter: Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes, 1991

Trecho V
 “Para ele, a única necessidade do filho na vida era concentração nos estudos. Faltava alguns anos para a ida à Europa – não havia tempo para dispersões. Cada centavo de seu trabalho estava destinado a isso. Não seria uma moça com roupa de bailarina que destruiria seus sonhos.”
     2º ATO: Remédio amargo, p.124.

6.    O vilão é aquele personagem que personifica o "Mal" e os valores morais combatidos pelo protagonista.

a)    Pode-se afirmar que o Dr. Augusto é o vilão em A Bailarina Fantasma? Justifique.


b)    Dr. Augusto infringe valores na narrativa com o desejo de separar Clara e Gabriel. Cite um exemplo.

c)    Segundo a listagem, o último grande vilão do cinema foi Dr Hannibal Lecter, de O silêncio dos inocentes, criado há 26 anos. A partir dessa informação, explique a manchete “Hoje, não se faz mais vilões como antigamente”.


Trecho VI
“- Amanhã você partirá para o Rio de Janeiro. Ficará na casa de seus tios até agosto do ano que vem, quando partirá para a Inglaterra (...). O que fará da vida nas próximas horas não me importa. Mas na sexta-feira, às dez horas da manhã, você estará no mar. Disso eu tenho certeza.”
     2º ATO:O palco, p.131.

7.    Gabriel ficou transtornado, mas foi forçado a abraçar a ideia do pai, porque
(          ) sabia que a mãe queria separá-lo de Clara
(          ) queria proteger Clara das sandices das quais o pai seria capaz
(          ) tinha planos para se comunicar com Clara enquanto tivesse longe
(          ) pensava em voltar e, quando tudo se acalmasse, casaria com Clara
(          ) Clara estava grávida e Gabriel não quis assumir a paternidade da criança


Trecho VII

 “Josias, irmão de Marilourdes, era o responsável pela ausência das cartas de Gabriel. Quando a correspondência chegava ao teatro, ele a levava para o doutor. Foi assim que Dr. Augusto soube, enfurecido, que Gabriel estava a caminho de Fortaleza novamente, com a intenção de tocar em O quebra nozes para Clara dançar”
“Filho meu jamais subirá em um palco como um bobo da corte! Jamais!”
      2º ATO:O porão, p.140.

8.    O médico continuou a não medir esforços para separar o filho da bailarina. Relate brevemente que plano Dr. Augusto arquitetou para conseguir separar os enamorados.
Trecho VIII

“...aqui, no final do caderno, por baixo do tecido da contracapa, há uma carta escondida. Tudo o que peço é que vá até à casa do Gabriel e entregue a carta. Depois acompanhe meu amado e o ajude a fazer o que deve ser feito.
(...)
- Não posso fazer isso, de jeito nenhum.”
       3º ATO:O motivo, p.149.

9.    Clara precisava da ajuda de Anabela para uma missão muito especial. Qual era essa missão?

Trecho IX

A única certeza que tenho na vida é que vou voltar. Vou tocar o pas de deux de O quebra nozes neste palco para você dançar. Vai ser o dia mais feliz da nossa vida!
Na manhã seguinte, ele partiu.
      2º ATO:O palco, p.134.

10. Gabriel, quando jovem, prometeu à Clara que um dia os dois apresentariam o número tão sonhado de balé por anos ensaiado. Essa apresentação, finalmente, ocorreu? Explique.










































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