Um fidalgo acostumado a
pregar peças nos outros encontra Cristóvão Sly, um caldeireiro adormecido pela
embriaguez em um canto da cidade. Leva-o para o seu castelo, acomoda-o em seu
melhor aposento e lhe arranja uma bela esposa de mentira. Ao acordar, Sly é
convencido de que é realmente um nobre e que estivera louco por quinze anos.
Para diverti-lo e evitar que volte ao vício, resolvem encenar uma peça que tem
por título A Megera Domada. Na
história, Batista Minola é um rico mercador, pai de duas filhas: Catarina, de
gênio terrível, que recusa todos os homens que se aproximam dela, e Bianca, que
é, ao contrário da irmã, cordata e doce.
Agora, você se
encantará com as peripécias dos personagens criados pelo grande dramaturgo
inglês William Shakespeare. Teria sido, então, a megera domada?
Bianca Minola era uma jovem linda, lindíssima. Os rapazes
mais interessantes e disputados de Pádua, apaixonados, queriam se casar com
ela. Isso mesmo: casar. Afinal, em fins do século XVI (...) quando um rapaz se
apaixonava por uma moça, não hesitava, nem a enrolava. Pedia-a em casamento.
(...)
Catarina Minola, também muito bonita, não tinha
pretendentes. Na verdade nem mesmo pensava em se casar. Voluntariosa,
independente, deixava muito claro que jamais se submeteria às vontades de um
marido.
Cap. 01, p.146 e 147
1.
As
irmãs Minola eram muito diferentes quanto às suas personalidades. Enquanto
Bianca era uma jovem à moda antiga, Catarina destoava dos padrões femininos da
época.
a)
Transcreva,
portanto, do trecho dois fragmentos: um que comprove os padrões da época e
outro que demonstre a quebra desses padrões.
b)
“Os rapazes mais
interessantes e disputados de Pádua, apaixonados, queriam se casar com ela.” Qual empecilho
impossibilitava Bianca de aceitar o pedido de casamento de um de seus
pretendentes?
c)
Diferente
de Bianca, Catarina era voluntariosa. O
que esse adjetivo revela sobre a protagonista?
2.
A Megera
Domada, segunda comédia escrita
por Shakespeare, data do período de 1593 e se caracteriza por uma personagem
feminina forte, pelas questões ligadas aos costumes sociais e a pela guerra dos
sexos. Logo, sobre os elementos que permeiam a narrativa, coloque (V) para o
que for verdadeiro e (F), para falso.
( ) enredo de A Megera Domada se passa em Pádua.
( ) Grêmio e Hortênsio eram dois jovens pretendentes de Bianca
( ) A
guerra dos sexos se dá entre Catarina, a “megera” e Petrucchio, o machista
( ) As irmãs Minola
queriam muito se casar, mas não encontravam um pretendente que as agradasse
( ) Batista não permitia que Bianca casasse,
pois achava a filha nova demais para a vida matrimonial
3.
Lucêncio, jovem sensível,
apaixonado por música e poesia, estava também encantado por Bianca. Encorajado por seu
criado, resolveu, então, lutar pelo amor da bela jovem.
a)
Qual
o plano traçado por Lucêncio para se aproximar de Bianca?
b)
Quanto
a Grêmio e a Hortênsio, o que os rivais arquitetaram para tentar conseguir a
mão da jovem
Diga-me, Petrúquio, você teria coragem de se casar com uma
moça que foi educada como uma dama, é muito rica, mas tem um gênio terrível?
Cap. 01, p.155.
4.
Petrúquio,
era um jovem de Verona que, após a morte do pai, resolveu deixar a terra natal
em busca da própria sorte. A respeito das ações que cercam um dos protagonistas
da história em estudo, coloque CERTO ou ERRADO.
( ) Petrúquio aceitou o desafio do amigo
Hortênsio e passou a cortejar Catarina
( ) Catarina, de início, caiu de amores por
Petrúquio, derrubando o rótulo de megera
( )Apesar de inicialmente ser pretendende de
Catarina, Petrúquio acabou se casando com Bianca
( )Petrúquio estava falido e, em decorrência do
bom dote de Catarina, resolveu domar a megera
( ) Catarina, aos poucos, foi se afeiçoando a
Petrúquio e acabou se apaixonando de verdade pelo marido
·
O
texto abaixo servirá de base para responder à questão 5
5. Por
que Catarina era contra a forma como as mulheres de sua época se casavam?
6.
A comédia de costumes é um gênero que proporciona uma
análise dos comportamentos humanos e dos costumes num
determinado contexto social, tratando frequentemente de assuntos sempre
subordinados a uma atmosfera cômica. Em A Megera Domada, identifique alguns
desses tipos humanos, por meio de características que define a construção
desses personagens.
a)
Fiel criado de Petrúquio
______________________________________________
b)
Um dos mercadores mais ricos de
Pádua____________________________
c)
Pai de Lucêncio, cujo nome é usado pelo filho
em sua farsa ______________
d)
Troca de lugar com o patrão para que este
conquiste Bianca ______________
e)
Criado de Lucêncio que presencia a troca de
identidades entre patrão e empregado
____________________________________________________
Ai que saudade da Amélia
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Ataulfo Alves / Mario Lago,
1942.
7.
A música
acima consagrou na sociedade um conceito de "amélia" como sendo uma
mulher submissa, a tal ponto que foi integrada ao vocabulário no Dicionário Aurélio com o seguinte conceito: "Mulher
que aceita toda sorte de privações e/ou vexames, por amor a seu homem”.
a)
Após o casamento, Petrúquio resolve mudar a visão de mundo da
esposa. O que ele passa a fazer?
_
b)
Transcreva da letra da música um verso que se
assemelha ao que Petrúquio fez na tentativa de domar Catarina.
c)
Ao final da narrativa, pode-se afirmar que
Catarina virou uma “amélia”? Justifique.
8.
Em Pádua, Trânio e
Hortênsio, desistiram de lutar pelo amor de Bianca, depois de vê-la aos beijos
com Lucêncio.
A) O que Hortênsio
resolveu fazer após desistir de lutar pelo amor de Bianca?
B) Quanto a trânio, o que
ele tramou para arranjar um impostor a fim de se passar pelo pai de Lucêncio?
Mulher (Sexo frágil)
Dizem
que a mulher
É o
sexo frágil
Mas que
mentira
Absurda!
Eu que
faço parte
Da
rotina de uma delas
Sei que
a força
Está
com elas
Vejam
como é forte
A que
eu conheço
Sua
sapiência
Não tem
preço
Satisfaz
meu ego
Se
fingindo submissa
Mas no
fundo
Me
enfeitiça
(...)
Mulher!
Mulher!
Do
barro de que você foi gerada
Me veio
inspiração
Pra
decantar você nessa canção
Mulher!
Mulher!
Na
escola em que você foi ensinada
Jamais
tirei um 10
Sou
forte, mas não chego aos seus pés
Mulher, Erasmo Carlos,
1981.
9. A música
Mulher, de Erasmo Carlos, consagrou
na cultura brasileira um padrão de mulher diferente dos perfis até então
conhecidos para a época, contrastando dois tipos femininos. Destaque, portanto,
do texto um verso para cada um desses tipos.
10. Retire
do texto um verso que poderia caracterizar Bianca e outro que atenderia às
características de Catarina.
Gabarito
ResponderExcluirGabarito
ExcluirGabarito por favor
ResponderExcluirQuero ver as respostas.
ResponderExcluirgabarito
ResponderExcluirCadê as respostas eu quero resposta
ResponderExcluirCadê as respostas
ResponderExcluirEu quero resposta
ResponderExcluirQuero o gabarito?
ResponderExcluirCadê o gabarito
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluirTeria o Gabarito?
ResponderExcluirExcelente!!!!!!
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