PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 39 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sábado, 11 de março de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 39

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I

A cada 28 horas, um homossexual morre de forma violenta no Brasil

Em 2015, o Disque 100 recebeu quase 2 mil denúncias de agressões contra gays. Desde o início de 2016, 132 homossexuais foram mortos no país.

 

Só em 2015, o Disque 100 recebeu quase 2 mil denúncias de agressões contra gays. Desde o início de 2016, 132 homossexuais já foram assassinados no Brasil.
Estima-se que a cada 28 horas, um homossexual morre de forma violenta no país. Mas não se sabe quantos desses casos tiveram a homofobia como motivação principal. Hoje, se uma pessoa sofrer uma agressão física ou for xingada, pelo simples fato de ser homossexual, ela vai chegar a uma delegacia de polícia para prestar queixa, mas não vai conseguir registrar o caso como homofobia, porque não existe esse crime na legislação brasileira. A homofobia não é considerada crime, e, por isso, casos de violência contra homossexuais recebem menos atenção das autoridades.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/06/cada-28-horas-um-homossexual-morre-de-forma-violenta-no-brasil.html

Texto II

Texto III
...porque a sociedade brasileira precisa ser conscientizada de que não há um “direito” de discriminar alguém pelo simples fato de ter determinada orientação sexual ou identidade de gênero. Um projeto torna-se necessário porque a sociedade brasileira aparenta considerar que a homofobia não é crime e que tem o “direito” de discriminar LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). Os violentos ataques contra LGBTs em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará deixam isso evidente. Assim, o PLC n.º 122/06 terá, inicialmente, um importante efeito simbólico: declarar à sociedade que o Estado Brasileiro não tolera a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero, concretizando legislativamente a promessa constitucional de uma sociedade livre, justa e solidária que condena discriminações preconceituosas de qualquer espécie (art. 3º, inc. IV, da CF/88).
Disponível em: <http://www.plc122.com.br/entenda-plc122/#ixzz4FcVYm0x0> Acesso em 05 mar 2017.

Texto IV



Nenhum comentário:

Postar um comentário