PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 42 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

sexta-feira, 31 de março de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 42

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A liberdade de expressão nas redes sociais em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I
O que é liberdade de expressão?
Recebe o nome de liberdade de expressão a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura.

Texto II
 “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.
Voltaire, escritor, filósofo e poeta francês, teve um importante papel na discussão sobre liberdade de expressão. Seus escritos polêmicos encontraram sucesso imediato nos salões nobres de sua época, alguns, contra o regente francês, causaram sua prisão na Bastilha. Sua filosofia lutava a favor da liberdade de pensamento. Posicionava-se contra a intolerância e a falta de expressão. Voltaire via a filosofia com um importante papel na busca e no encontro de respostas, para isso, seria imprescindível a liberdade do indivíduo em expressar livremente o pensamento, sendo para ele, a única forma de se chegar à verdadeira democracia.

            Texto III


Texto III
Conquistamos a liberdade de expressão de maneira árdua, por isso devemos utilizar esse direito de maneira adequada. Ter liberdade de expressão, não é libertinagem, é opinar sobre assuntos relevantes. Atualmente, muitas pessoas estão extrapolando esse limite, estão confundindo liberdade com invasão.
As redes sociais retratam muito bem essa invasão, pois nelas muitas pessoas consideram que podem falar de tudo, uma terra de ninguém. Não é bem assim, nas redes sociais você pode falar de tudo, porém se a pessoa quer falar de tudo também deve estar preparada para ouvir também. Respeitar o outro é fundamental tanto na vida real quanto na virtual.
Portanto, vamos utilizar a nossa liberdade de expressão de maneira saudável, opinando de maneira civilizada sobre os assuntos que queremos mudar e respeitando o próximo, pois só com o respeito entre as pessoas que poderemos conquistar as mudanças que queremos e construir o futuro que sonhamos. E para encerrar uma pergunta: Você está utilizando o seu direito de liberdade de expressão de maneira adequada? #ParaRefletir


Nenhum comentário:

Postar um comentário