QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL (ARTIGO DE OPINIÃO) - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

domingo, 14 de janeiro de 2018

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL (ARTIGO DE OPINIÃO)

 GÊNEROS TEXTUAIS – ARTIGO DE OPINIÃO

Diante do diagnóstico de zika, é uma atitude viável que as grávidas optem pelo aborto preventivo, para evitar que tenham uma criança com microcefalia?
elianemedufc@gmail.com
Médica e professora doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC)

A concepção é o momento comprovado cientificamente da formação da pessoa, com direito absoluto à vida, sem nenhuma relativização. A vida humana é um bem anterior ao direito; logo, não existe licitude em qualquer ato que possa ceifar esta vida.
A afecção pelo zika vírus é uma calamidade e há décadas convivemos com o mosquito, sem gestão adequada da situação; e eliminar os bebês doentes não é a solução.
Na visão de mundo hedonista pragmático utilitarista, o ser humano é uma coisa indesejada quando não é útil à sociedade. Reivindicar o abortamento de um bebê microcefálico é uma cruel e degradante insânia coletiva. É transformar a criança indefesa, inocente, deficiente e vulnerável, em um sub-humano sem direito a cuidados especializados; aborto eugênico para eliminar bebês defeituosos, um holocausto. Isto é uma nefasta ruptura constitucional, discriminar um bebê deficiente, impondo pena de morte para um réu sem direito de defesa. Homicídio uterino pelo peso emotivo e econômico? Vamos eliminar o drogado, o senil e outros deficientes? O que é perfeição? A criança normal tem mais direito à vida? A medicina passará a exterminar deficientes físicos ou mentais, ao invés de curar, aliviar a dor, confortar? E as consequências biológicas e psicológicas do aborto, autêntica violência contra mulher?
O ser humano sempre será um fim em si mesmo; a criança não precisa ser perfeita, mas ter uma vida digna de ser vivida. O Estado existe em função da pessoa, sua principal atuação deve ser de acabar com a pobreza, prover educação integral, informação, condições sanitárias dignas, acesso a cuidados de saúde de qualidade e orientar o planejamento familiar. Urge amparar, proteger e respeitar a vida humana intra ou extrauterina, acolher a família. Não há direito sobre a vida; há um direito à vida.


1.    O produtor de um artigo de opinião precisa criar uma base de orientação linguística que lhe permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha das perguntas retóricas, no terceiro parágrafo, objetiva

a)    criar uma relação de subordinação entre leitor e autor.
b)    estimular a reflexão do indivíduo sobre o assunto defendido.
c)    demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade em casos de aborto.
d)    enfatizar a probabilidade de que toda população brasileira seja contra o aborto.
e)    indicar o ponto de vista de que hoje as pessoas são a favor do abortamento.

2.    Os gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que seu propósito é
a)    prevenir sobre os riscos da contaminação por zika vírus.
b)    expor a negligência do poder público com a microcefalia.
c)    informar a respeito dos problemas decorrentes do aborto.
d)    arbitrar em relação ao aborto preventivo de microcefálicos.
e)    orientar acerca dos cuidados com a saúde de bebês defeituosos.

3.    A principal função social de um texto argumentativo é a defesa de um ponto de vista; pode-se afirmar, portanto, que a essência dessa tipologia é uma tese, um posicionamento crítico que, no caso do artigo em análise, está representado no trecho
a)    “A concepção é o momento comprovado cientificamente da formação da pessoa.”
b)    “A vida humana é um bem anterior ao direito”
c)    “A afecção pelo zika vírus é uma calamidade”
d)    “Na visão de mundo hedonista pragmático utilitarista, o ser humano é uma coisa indesejada quando não é útil à sociedade”
e)    “O ser humano sempre será um fim em si mesmo”

4.    “A afecção pelo zika vírus é uma calamidade e há décadas convivemos com o mosquito, sem gestão adequada da situação; e eliminar os bebês doentes não é a solução.” Nesse trecho, a autora destaca que a solução encontrada para a solução do problema seria
a)    inócua
b)    perene
c)    paliativa
d)    pungente
e)    emergencial

5.    No texto, a autora usa um repertório sociocultural produtivo para dar consistência aos argumentos defendidos. Esse repertório pode ser sintetizado, principalmente, pelos termos ou expressões
a)    concepção – relativização – licitude
b)    afecção – calamidade - gestão adequada da situação
c)    abortamento de um bebê microcefálico - insânia coletiva – deficiente
d)    visão de mundo hedonista pragmático utilitarista - aborto eugênico – holocausto
e)    vida digna - educação integral - condições sanitárias dignas

6.    A configuração autoral e o projeto de texto em estudo vêm por meio de um vasto conhecimento sobre o tema abordado, que se apresenta, respectivamente, por
a)    definições, constatações, arguições e soluções
b)    arguições, definições, soluções e constatações
c)    arguições, definições, constatações e soluções
d)    definições, constatações, soluções e arguições
e)    constatações, definições, soluções e arguições

7.    Na tipologia argumentativa, o convencimento do interlocutor aparece por meio de marcas linguística persuasivas ou de juízos de valor, como destacado no trecho
a)    “A concepção é o momento comprovado cientificamente”: verbo de ligação
b)    “...não existe licitude em qualquer ato que possa ceifar esta vida.”: substantivo derivado
c)    “...eliminar os bebês doentes não é a solução: forma nominal no infinitivo
d)    “Isto é uma nefasta ruptura constitucional...”: adjetivo
e)    “...respeitar a vida humana intra ou extrauterina...”: radicais

8.    “A concepção é o momento comprovado cientificamente da formação da pessoa, com direito absoluto à vida, sem nenhuma relativização.” A expressão destacada indica, nesse contexto, que
a)    o aborto é relativamente proibido
b)    o aborto é absolutamente reprimido
c)    o aborto é proibido em alguns casos
d)    o aborto é legal em situações específicas
e)    o aborto é permitido na maioria dos casos

9.    Algumas escolhas lexicais reforçam a argumentatividade textual, a exemplo do item
a)    “...que possa ceifar esta vida.”
b)    “...o ser humano é uma coisa indesejada...”
c)    “...é uma cruel e degradante insânia coletiva.”
d)    “...discriminar um bebê deficiente...”
e)    “O Estado existe em função da pessoa.”

10.   A intervenção, para a solução levantada na problematização, coloca como principal agente o (a)
a)    família
b)    obstetra
c)    genitora
d)    população
e)    poder público

GABARITO:
1.    B
2.    D
3.    B
4.    A
5.    D
6.    A
7.    D
8.    B
9.    C
10.  E








Nenhum comentário:

Postar um comentário