O
Charme das Feias-bonitas
Se você não é nenhuma Gisele Bündchen, não há
motivo para se desesperar em frente ao espelho. Quem dera ser uma deusa, mas
não sendo, há chance de ser incluída no time das interessantes. Junte nove
lindas e uma mulher interessante e será ela quem vai se destacar entre as
representantes do marasmo estético. Perfeição, você sabe, entedia.
Mulher interessante é aquela que não nasceu com
tudo no lugar, a não ser a cabeça – e, às vezes, nem isso, pois as malucas
também têm um charme diabólico. A mulher interessante não é propriamente
bonita, mas tem personalidade, tem postura, tem um enigma no fundo dos olhos,
uma malícia que inquieta a todos quando sorri – e um nariz diferente. São
também conhecidas como feias bonitas.
(...)
Esse gênero de mulher não figura nos anúncios da Lancôme e não possui um rosto desenhado
com fita métrica: olhos, boca e nariz a uma distância equilibrada um dos
outros. Nada disso. A feia bonita é aquela que não causa uma excelente
impressão à primeira vista. Ao contrário, causa estranhamento. As pessoas se
questionam. O que é que essa mulher tem? Ela tem algo. Pronome indefinido:
algo.
Ficar bonitinha, muitas conseguem, mas ter algo é
para poucas.
(...)
·
Lancôme; marca francesa
de cosméticos.
1. A crônica é um gênero
textual que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Em se
tratando da crônica em análise, o assunto abordado destaca
a) as mulheres
padronizadas pela sociedade
b) as mulheres coagidas
pela indústria da moda
c) as mulheres
preteridas por um mercado exigente
d) as mulheres representativas
de um perfil ordinário
e) as mulheres representantes
de uma beleza extraordinária
2. Entre as
características pertinentes ao gênero crônica, estão presentes no texto de
Martha Medeiros
a) uso de metáforas e
de discurso direto
b) narração em 3ª
pessoa e uso expressivo da pontuação
c) criticidade e
narração restrita a uma problemática pessoal
d) interpretação e
subjetividade temática a partir de perspectivas da autora
e) ausência de
reflexões de cunho pessoal e emprego de linguagem em prosa poética.
3. “Quem dera ser uma
deusa, mas não sendo, há chance de ser incluída no time das interessantes...” De
acordo com o texto, é possível afirmar que
a) uma deusa é
intrigante
b) a mulher
interessante é célebre
c) a mulher interessante
é intrigante
d) uma mulher feia-bonita
é desinteressante
e) uma mulher linda é
mais notória que uma interessante
4. “Junte nove lindas
e uma mulher interessante e será ela quem vai se destacar entre as
representantes do marasmo estético. A
expressão destacada, nesse contexto específico, significa que
a) a beleza é intrínseca
à mulher interessante
b) a beleza da mulher
interessante é melancólica
c) a beleza
apresenta-se como inerente à estética
d) a beleza torna-se
banal ante a uma mulher interessante
e) a mulher linda e a
mulher interessante são esteticamente iguais
5. “A mulher
interessante não é propriamente bonita, mas
tem personalidade, tem postura, tem um enigma no fundo dos olhos...” A
conjunção adversativa em destaque evidencia, logo em seguida, características
que
a) tipificam a mulher
interessante na possível falta da beleza
b) depreciam a mulher
interessante em detrimento da beleza
c) desvalorizam a mulher
interessante na ausência da beleza
d) rebaixam a mulher
interessante em decorrência de não ter beleza
e) prejulgam a mulher
interessante por possuir uma beleza diferenciada
6. “Esse gênero de
mulher (...) não possui um rosto desenhado com fita métrica: olhos, boca e
nariz a uma distância equilibrada um dos outros.” Segundo o excerto, a mulher
interessante é desprovida de
a) estigmas
b) qualidades
c) estereótipos
d) imperfeições
e) padronizações
7. “As pessoas se
questionam. O que é que essa mulher tem? Ela tem algo. Pronome indefinido:
algo.” Esse ALGO é o elemento que torna a mulher interessante particularmente
a) linda
b) simpática
c) charmosa
d) estonteante
e) deslumbrante
8. Segundo a
cronista, a mulher interessante tem vantagens em relação as demais, como se
pode perceber no trecho
a) “Quem dera ser uma
deusa, mas não sendo, há chance de ser incluída no time das interessantes”
b) “Junte nove lindas
e uma mulher interessante e será ela quem vai se destacar...”
c) “São também
conhecidas como feias bonitas.”
d) “As pessoas se
questionam. O que é que essa mulher tem?”
e) “. A feia bonita é
aquela que não causa uma excelente impressão à primeira vista.”
9. “Perfeição, você
sabe, entedia.” Das passagens abaixo, a que melhor representa a concepção da
autora sobre perfeição é
a) “Gregos exaltavam
a beleza do corpo”
b) “Os nórdicos têm
os rostos mais simétricos do mundo.”
c) “A beleza só dura
15 minutos, depois é preciso talento.”
d) “As muito feias
que me perdoem, mas beleza é fundamental”
e) “Os italianos são
considerados os homens mais bonitos do mundo.”
10. A crônica “O
Charme das Feias-bonitas” exalta
a) uma beleza
clássica
b) as mulheres bonitas
c) um elemento
diferencial
d) uma sociedade
narcisista
e) as modelos de
passarela
GABARITO
1. D
2. D
3. C
4. D
5. A
6. E
7. C
8. B
9. C
10. C
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