TEMAS PARA REDAÇÃO ENEM 2017 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TEMAS PARA REDAÇÃO ENEM 2017

    1.  Acessibilidade e inclusão dos deficientes no Brasil
·         A ideologia militarista espartana e os apotetos
·         A criação do código Braille (1829)
·         O trabalho de reabilitação da rede SARAH
·         A nova Lei brasileira de inclusão (13.146/15)
·         Tecnologia assistiva: acessibilidade e cidadania para o deficiente no Brasil
·         Projeto praia acessível
·         Em 2016, a dinamarquesa Lego, maior e mais famosa fabricante de peças de montar do planeta, lançou após 84 anos, o primeiro personagem cadeirante da história da empresa.

2.    A questão do idoso no Brasil
·         A Gerúsia e os 28 gerontes na Grécia antiga: respeito ao idoso na antiguidade.
·         A Revolução Industrial e o início da desvalorização do idoso no ocidente
·         A valorização do idoso ontem e hoje nas sociedades orientais: Lao-Tsé (a velhice como um momento supremo e de alcance espiritual máximo) e Confúcio (autoridade da velhice é justificada pela posse da sabedoria)
·         Estatuto do idoso (Lei 10.741/03)
·         Os asilos: socialização do idoso, confinamento ou abandono?
·         Idosos e saúde pública: Mal de Alzheimer, osteoporose, campanhas de vacinação e atendimento especializado (geriatria)
·         Idosos em estatística: o Brasil tem cerca de 32 milhões de idosos, segundo dados do último censo do IBGE (2010)
·         Projeto de Lei 373/2015: idosicídio.

3.    Meio ambiente (aspectos gerais)
·         Os filósofos naturalistas e a physis grega
·         Tratados internacionais: Conferência de Estocolmo (1972), Eco-92 (1992), Rio +20 (2012), Protocolo de Kyoto (1997) e Acordo de Paris (2015). Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças.
·         O desastre ambiental na cidade de Mariana (MG)
·         O Código Florestal (Lei 12.651/12)
·         O potencial hídrico e a escassez de água no Brasil
·         Os aquíferos brasileiros (Guarani e Alter do chão)
·         Revolução verde (invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola) e biotecnologia
·         Agrotóxicos e transgênicos (OGM): Lei de biossegurança (Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente.)
·         A sustentabilidade: Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.


4.    Os desafios da saúde no Brasil
·         A revolta da vacina em 1904: O motivo que desencadeou essa revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
·         Do INAMPS AO SUS: os modelos de saúde no Brasil
·         As epidemias que assolam o Brasil (dengue, zika e chikungunya)
·         Alimentação e obesidade: o Brasil sedentário
·         Saúde e vaidade: a síndrome de Narciso; a mídia e a indústria da beleza; o uso de anabolizantes e hidrogel; bulimia e anorexia
·         Ansiedade, depressão e suicídio: as doenças da alma no século XXI
·         Doação de órgãos: No Brasil, o número de doadores vem crescendo. No primeiro semestre deste ano aumentou quase 12%. Passamos de mais de 14 doadores para cada 1 milhão de pessoas para mais de 16 por milhão de habitantes. Na Espanha, que é referência na doação de órgãos, são quase 40 doadores para cada milhão de indivíduos. Os dados são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
·         Lei de doação presumida: Qualquer cidadão pode se transformar em doador de órgãos e tecidos após ser diagnosticado com morte encefálica, desde que a família autorize. No entanto, entre 1997 e 2001, vigorou legalmente no país a doação presumida, pela qual todo brasileiro era considerado doador, a menos que optasse por registrar vontade em contrário em documento pessoal de identidade. Hoje, tramita novamente no Senado um projeto de lei para o retorno da doação presumida

5.    Jovens brasileiros
·         Protagonismo juvenil e movimentos sociais
·         Os jovens e o mercado de trabalho
·         Álcool, drogas, criminalidade e gravidez precoce: Nietzsche e a natureza dionisíaca dos jovens: Apolíneo-dionisíaco é uma expressão relativa ao que vem dos deuses: Apolo e Dioniso – expressão popularizada e tratada por Nietzsche como um contraste no livro “O nascimento da tragédia”, entre o espírito da ordem, da racionalidade e da harmonia intelectual, representado por Apolo, e o espírito da vontade de viver espontânea e extasiada, representado por Dioniso.
·         Redução da maioridade penal: Piaget e o discernimento juvenil (PIAGET defende que, a partir dos 11 anos, a criança atinge o ápice do desenvolvimento da inteligência do ser humano, que corresponde ao nível do pensamento hipotético-dedutivo. A partir dos 11 anos, o indivíduo - diz o mestre suíço - está apto para calcular uma probabilidade do mundo exterior e se orienta em proveito de interesses futuros, trazendo já o que chamou de "abertura para todos os possíveis". Nesse momento, está apto a compreender muito bem a realidade à sua volta, é capaz de discutir e tirar conclusões e de fazer parte de uma organização grupal onde pode estabelecer relações de cooperação e reciprocidade. Portanto, o ser humano, a partir dos 11 anos, é capaz de compreender e interpretar, muito bem, o que se passa à sua volta e também a realidade social, tendo já capacidade para discernir o que é um ato criminoso praticado contra o semelhante)
·         A síndrome de Peter Pan (São pessoas que se recusam a crescer, demonstram uma forte imaturidade emocional e têm um grande medo de não serem amadas e acabarem sendo rejeitadas) e a Hebiatria
·         Os jovens e o voluntariado: filantropia no século XXI

6.    Adoção
·         O estudo histórico da adoção: o pater-família ( A adoção como perpetuação da família)
·         Nova Lei de adoção: Lei 12.010/09
·         Criação do CNA: desburocratização do processo de adoção
·         Guarda: Posse e proteção do menor
·         Tutela: representação legal do menor
·         Adoção: atribui a condição de filho para todos os efeitos, desligando-o de qualquer vínculo com pais biológicos. Pode haver alteração do nome, se houver desejo do adotante ou adotado, sendo criança ou adolescente. A adoção é uma modalidade artificial de filiação que busca ser igual a filiação natural, sendo garantido pela Constituição Federal de 1988 a igualdade de direitos entre os filhos naturais e adotivos, proibindo qualquer distinção na certidão de nascimento.
·         O adotado adquire os mesmos direitos e obrigações de qualquer filho: nome, parentesco, alimentos e filiação. O adotante deve possuir no mínimo 18 anos, e em relação ao adotado, deve ter diferença de idade de no mínimo 16 anos.
·         A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.
·         Há um prazo de 2 anos para a destituição do poder familiar
·         Obriga que os irmãos não sejam separados.
·         Prioriza a adoção nacional e estabelece que a adoção internacional só será possível em última hipótese.
·         Impede a punição por adoção informal, ou seja, sem a intermediação das autoridades.
·         Adoção e preconceito: padronização por parte dos adotantes

7.    Sociedade digital
·         Da escrita de Gutemberg à sociedade digital
·         O advento da internet: revolução tecnológica nos anos 90
·         O Marco civil: 12.965/14 9 ( é a lei que regula o uso da Internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. Trata de temas como neutralidade da redeprivacidade, retenção de dados, a função social que a rede precisará cumprir, especialmente garantir a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores.)
·         A Lei Carolina Dieckmann: 12.737/2012 (tipifica os chamados delitos ou crimes informáticos.)
·         O cyberbullyng
·         O internetês
·         Merchandising social

8.    Educação
·         Os sofistas e a arte da persuasão: os primeiros grandes mestres da educação ocidental
·         Nietzsche e a metáfora da tartaruga
·         A Companhia de Jesus e a catequização dos índios: os primeiros indícios da educação no Brasil
·         O projeto Escola sem partido
·         A reforma curricular do ensino médio
·         A intimidação sistemática nas escolas (bullying): Lei 13.185/15

9.    Mobilidade urbana:

·         O crescimento das cidades-estados gregas (pólis) e a necessidade de organização dos espaços urbanos
·         A acessibilidade e o direito de ir e vir da população: Lei 12. 587/12
·         A mobilidade urbana e as políticas públicas de transporte e circulação no Brasil
·         O modelo europeu de mobilidade urbana e sustentabilidade: Um dos exemplos mais emblemáticos está em Londres, principal polo econômico e cultural do Reino Unido. A capital inglesa adotou a taxação do congestionamento (congestion charging) em 2003, restringindo a circulação de veículos em áreas movimentadas da cidade. Isto diminuiu o número de automóveis nas ruas e gerou uma receita anual que passou a ser repassada para investimentos em seu já consolidado sistema de transporte público. Além da restrição, Londres reduziu a velocidade máxima permitida para 30 km/h em áreas centrais e densas. Com menos carros e maior fiscalização, as ruas se tornaram mais seguras e um terreno fértil para apostar em políticas que priorizassem o transporte alternativo. Em 2010, Londres lançou seu sistema de bicicletas públicas de aluguel. Hoje, conta com 6.000 bikes. Em paralelo, iniciou a construção de uma complexa rede de ciclovias e determinou que as faixas de ônibus fossem compartilhadas com ciclistas.
·         O UBER e as alternativas para o transporte público nas cidades brasileiras

10.  O sistema carcerário brasileiro
·         1992: Massacre do Carandiru
·         O cárcere em números: O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do mundo, aproximadamente 700 mil presos, atrás somente dos Estados Unidos da América, China e Rússia. O número de detentos cresceu 575,2% desde 1990, mantendo esse ritmo, em 2030, teremos 1,9 milhão de adultos encarcerados.
·         João Miguel, de Rachel de Queiroz: cárcere e literatura ( a obra aborda a necessidade premente de trabalho no cárcere; a previsibilidade do sistema aberto de execução penal; o alcance dos efeitos da pena à família do preso; a possibilidade de liberdade antecipada por força de bom comportamento carcerário; e, por fim, a apologia feita pela autora aos males do cárcere e da imperiosidade de penas alternativas.)
·         Lei 12.433, de 2011, que alterou a redação dos artigos 126, 127 e 128 da Lei de Execução Penal e passou a permitir que, além do trabalho, o estudo contribua para a diminuição da pena. A remição da pena pela leitura consiste em conceder ao apenado a redução de quatro dias de sua pena total, caso ele pratique a leitura de obra clássica, literária ou filosófica no período de trinta dias. A leitura deve ser monitorada por profissionais da educação, e ao final do período de leitura, o apenado deverá confeccionar uma resenha ou um relatório. E, caso alcance a média imposta para aprovação, fará jus à remição de quatro dias de sua pena.
·         Teoria das “Janelas quebradas”: Desordem gera desordem (as bases teóricas dessa constatação veio com a Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida na escola de Chicago por James Q. Wilson e George Kelling.) 





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