PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 31 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 31


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto um dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “ESCOLA SEM PARTIDO”: COMBATE À DOUTRINAÇÃO OU À LIBERDADE DE EXPRESSÃO? Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1
Os eixos que guiam o discurso do movimento são:
I – somente os pais têm o direito de educar seus filhos, ou seja, entende-se que é possível um ensino neutro, onde o conhecimento científico do mundo está separado de quaisquer valores presentes na sociedade.
II – o Escola Sem Partido não pode ser entendido como um movimento “político” e “ideológico” porque ele quer “somente” que a Constituição seja respeitada.

TEXTO 2
Airton de Farias (professor e historiador)

No O POVO de 13/5 o dirigente de uma Associação de Escolas Privadas do Ceará defendeu o Projeto “Escola sem partido”. Curioso. O patrão, em vez de defender seus empregados, alia-se a quem os ataca e, por extensão, atinge as escolas, que vivem grave crise. Como se não bastasse isso, o dirigente repetiu os mesmos clichês de sempre. Ou seja, sequer se preocupou em estudar o assunto. A inserção de alguém numa cultura política ocorre de várias formas. Inicialmente, na família. Depois, na escola, sim, mas também na igreja, no trabalho, no Exército, nas amizades, na imprensa. Não há doutrinação e nenhum vetor prepondera porque são culturas que chegam ao mesmo tempo, muitas vezes de forma contraditória. No fundo, o indivíduo terá o livre arbítrio para pensar conforme as culturas políticas que teve acesso e lhe fazem sentido. Não raro, mistura umas ou tudo. Então, para as ideias do escola sem partido prevalecerem é preciso, na verdade, também, família sem partido, imprensa sem partido, pastor sem partido, médico sem partido, policial sem partido, escola sem partido.


TEXTO 3


TEXTO 4
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Gaiolas ou Asas, in: A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto, Edições Asa, 2004

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