A partir da leitura dos textos motivadores
seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,
redija texto um dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa
sobre o tema “ESCOLA SEM PARTIDO”:
COMBATE À DOUTRINAÇÃO OU À LIBERDADE DE EXPRESSÃO? Apresente proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
TEXTO 1
Os eixos que
guiam o discurso do movimento são:
I – somente os
pais têm o direito de educar seus filhos, ou seja, entende-se que é possível um
ensino neutro, onde o conhecimento científico do mundo está separado de
quaisquer valores presentes na sociedade.
II – o Escola
Sem Partido não pode ser entendido como um movimento “político” e “ideológico”
porque ele quer “somente” que a Constituição seja respeitada.
TEXTO 2
Airton de Farias
(professor e historiador)
No O POVO de 13/5 o dirigente de uma Associação de
Escolas Privadas do Ceará defendeu o Projeto “Escola sem partido”. Curioso. O
patrão, em vez de defender seus empregados, alia-se a quem os ataca e, por
extensão, atinge as escolas, que vivem grave crise. Como se não bastasse isso,
o dirigente repetiu os mesmos clichês de sempre. Ou seja, sequer se preocupou
em estudar o assunto. A inserção de alguém numa cultura política ocorre de
várias formas. Inicialmente, na família. Depois, na escola, sim, mas também na
igreja, no trabalho, no Exército, nas amizades, na imprensa. Não há doutrinação
e nenhum vetor prepondera porque são culturas que chegam ao mesmo tempo, muitas
vezes de forma contraditória. No fundo, o indivíduo terá o livre arbítrio para
pensar conforme as culturas políticas que teve acesso e lhe fazem sentido. Não
raro, mistura umas ou tudo. Então, para as ideias do escola sem partido
prevalecerem é preciso, na verdade, também, família sem partido, imprensa sem
partido, pastor sem partido, médico sem partido, policial sem partido, escola
sem partido.
TEXTO 3
TEXTO 4
Há escolas que
são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que
os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob
controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros
engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos
pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que
elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos
pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves. Gaiolas
ou Asas, in: A
arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto, Edições Asa,
2004
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