TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA: novembro 2019

sábado, 2 de novembro de 2019

REDAÇÃO MODELO ENEM AUTISMO


Verde, amarelo, AZUL e branco!
No final dos anos 80, o premiado filme americano Ray man já chamava a atenção do mundo para a questão do autismo. No atual contexto, séries como The good doctor e Atypical, continuam a evidenciar como a sociedade global ainda precisa dar mais visibilidade à questão, uma vez que, a exemplo do Brasil, com cerca de 150 anos de recenseamento, somente em 2020, por meio de uma lei recém sancionada, o IBGE irá incluir os portadores de espectro autista no censo - um retrocesso que gerou diversos agravamentos à condição dos autistas brasileiros - tais como: a falta de esclarecimento às famílias, acarretando um tratamento errôneo ou tardio, assim como a ausência de políticas públicas específicas a essa parcela da população.
Em uma primeira óptica¹, é relevante salientar, sobretudo, que muitas famílias, em especial as mais vulneráveis da sociedade, não têm discernimento suficiente para perceber, precocemente, os primeiros sinais do autismo e, deveras vezes, por desinformação, deixam de buscar assistência governamental para o abrandamento da síndrome, principalmente, em se tratando de pacientes autistas com grau severo, o que acirra ainda mais a sociabilidade e a qualidade de vida desses portadores.
Em uma óptica secundária², se não há, muitas vezes, a busca das famílias por direitos concedidos à pessoa com deficiência, o poder público vai continuar a se omitir de suas responsabilidades, não cumprindo, dessa forma, a Lei da pessoa com deficiência (Lei 13.146/15), a qual garante aos autistas, por exemplo, usufruir de benefícios existentes na legislação, como medicamentos gratuitos e/ou direito a um acompanhante especializado, em ambiente de formação escolar.
Logo³, é fundamental que o Estado crie políticas públicas específicas para a inclusão e para a garantia da qualidade de vida dos autistas na sociedade, por meio de projetos, em parcerias com as prefeituras municipais, como reuniões frequentes com as famílias, asseguração de medicamentos gratuitos, acompanhamento por profissionais multidisciplinares, com o fito de salvaguardar um dos pilares da Constituição Federal Brasileira: a de que o Estado garante os direitos sociais dos seus cidadãos. Ademais, é essencial, outrossim, para dar mais visibilidade à causa autista, uma parceria entre o Ministério da saúde e o Ministério da cidadania, a partir de uma massiva campanha midiática, a fim de esclarecer à população como dar mais acessibilidade ao público do mundo azul.

OBS: A cor azul é a cor que representa a campanha de inclusão dos portadores de autismo na sociedade.


·         Título: opcional, mas credita visibilidade à problematização.
·         Alusão histórica
·         Comparação com a problemática atual
·         Primeira problemática
·         Segunda problemática
·         Primeira intervenção: com os 5 elementos válidos
·         Segunda intervenção

Negrito: coesão textual diversificada, sem ausências e sem inadequações.

·         1, 2, e 3: Operadores argumentativos interparágrafos.
·         Coesão intraparágrafos.

INTERVENÇÃO: (com 5 elementos válidos)
·         Agente: Estado
·         Ação: criar políticas públicas específicas
·         Meio/modo: por meio de projetos, em parcerias com as prefeituras municipais.
·         Detalhamento: como reuniões frequentes com as famílias, asseguração de medicamentos gratuitos, acompanhamento por profissionais multidisciplinares.
·         Efeito: com o fito de salvaguardar um dos pilares da Constituição Federal Brasileira: a de que o Estado garante os direitos sociais dos seus cidadãos
Obs: a segunda intervenção é apenas para cumprir o projeto de texto com dois problemas e duas soluções.