PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 44 - TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA

quinta-feira, 13 de abril de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM - 44



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Os caminhos para o combate ao suicídio no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I
A Série Os treze porquês ( 13 reasons why) disponibilizada na Netflix é inspirada no livro homônimo de Jay Asher publicado há dez anos, mas com conteúdo inquietamente atual. A reflexão proposta pela série se torna relevante diante da constatação: Hannah, a protagonista, não é um caso isolado e que só existe na ficção. O suicídio é um problema de saúde pública, mas ainda visto como tabu social. Na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, jovens do sexo feminino estão entre as ocorrências mais frequentes de tentativas de acabar com a própria vida, segundo estudo recente das médicas e pesquisadoras Bárbara Marcela Beringuel e Marília Teixeira de Siqueira, do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco. O levantamento aponta que há "predominância do sexo feminino (66,9%), jovens (31,8%), de baixa escolaridade (59,2%), de cor parda (94,4%) e na condição de empregados (69,4%)".

Texto II
Novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado “um grande problema de saúde pública” que não é tratado e prevenido de maneira eficaz.
Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a agência das Nações Unidas, 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média.
O Brasil é o oitavo país em número de suicídios. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).
O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.

Texto III
10 de setembro: dia mundial de combate ao suicídio


Texto IV
“Desafio da baleia azul” avança no Brasil e reacende debate sobre suicídio.
Pelo menos dois casos registrados nesta terça-feira em duas cidades diferentes do Brasil podem estar relacionados a um jogo virtual conhecido como ‘Desafio da Baleia Azul’, que teria surgido em uma rede social russa e cujo principal objetivo é incentivar o suicídio do participante.

Os registros reabrem o debate sobre os limites entre o real e o virtual e a ocorrência do suicídio entre jovens no país.
Na Paraíba, a polícia investiga denúncias que envolvem alunos de uma escola de João Pessoa. De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais da Paraíba (Ciop), coronel Arnaldo Sobrinho, os estudantes já teriam realizado “tarefas” de automutilações previstas no Desafio da Baleia Azul – são 50 desafios, um a cada dia, sendo o último desafio tirar a própria vida.
Já na cidade mato-grossense de Vila Rica, a 1.276 quilômetros da capital Cuiabá, uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta em uma lagoa. As primeiras informações colhidas pela polícia junto a parentes da vítima apontaram para a participação dela no mesmo jogo virtual. Se confirmada a relação, a morte é a primeira no Brasil envolvendo o Desafio da Baleia Azul.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ótima proposta, extremamente atual e oportuna. Copiando a ideia para trabalhar em sala!
      Idaiana de Oliveira

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir