TEXTO E GRAMÁTICA EM PAUTA: novembro 2016

sábado, 5 de novembro de 2016

DICAS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO ESTILO ENEM



·         TEMA E CONSTRUÇÃO DA TESE

            Um dos grandes erros do redator é, muitas vezes, falar apenas do eixo temático da proposta e se esquecer de construir uma tese em cima também dos satélites lexicais que circundam o tema. Por exemplo, em 2013, o tema da redação do ENEM foi OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL. Muitos candidatos não alcançaram a nota máxima nas competências II e III porque discorreram apenas sobre a Lei seca brasileira e não desenvolveram uma tese que abrangesse os efeitos da implantação da Lei. Portanto, observe se o desenrolar da sua redação contempla o eixo temático da proposta: neste exemplo, (Lei seca) e, principalmente, se abrange os satélites lexicais que complementam semanticamente o tema proposto: neste caso, (os efeitos da implantação e Brasil).

·         INTRODUÇÃO

A introdução é uma das partes mais fundamentais do texto. É ela que, de pronto, encanta o corretor. É logo no parágrafo introdutório que o participante deve fugir do tangenciamento. Por isso, inicie seu texto situando o tema num contexto histórico geral; em seguida, insira a temática num contexto histórico brasileiro e, através do marcador temporal adverbial HOJE, construa a tese já embasada na temática exigida na proposta, ou seja, situando seu comentário à luz da atualidade.
Numa proposta cujo tema fosse, por exemplo, A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE NO BRASIL, veja um exemplo de introdução:
Desde a época dos filósofos pré-socráticos naturalistas, o homem acreditava que só poderia viver em harmonia se estivesse em equilíbrio com a natureza, na qual, para esses pensadores, estava o princípio (arché) da origem e composição do Universo.  A partir da década de 70, preocupados com os avanços das problemáticas ambientais, os líderes globais idealizaram várias conferências com o intuito de propor ideias de preservação verde. Hoje, em especial, o Brasil - país que possui um dos maiores potenciais ecológicos do mundo - vive imerso numa crise ambiental sem precedentes, que tem como um dos maiores incitadores o caráter perdulário da população brasileira.

·         TIPOLOGIA

Outro grande problema do candidato é, na preocupação com o repertório sociocultural, redigir apenas um texto dissertativo, rico em informações históricas, sociológicas filosóficas... no entanto, esquecer-se de argumentar, de apresentar um ponto de vista explícito sobre o tema. Essa argumentação pode vir através de palavras, de expressões, de enunciados de força que configurem autoria.
Exemplo:

Hoje, em especial, o Brasil - país que possui um dos maiores potenciais ecológicos do mundo - vive imerso numa crise ambiental sem precedentes, que tem como um dos maiores incitadores o caráter perdulário da população brasileira.


·         CONTRA-ARGUMENTO

O contra-argumento não é obrigatório à proposta do ENEM, mas traz ao texto outra óptica sobre a tese defendida, demonstrando, inclusive, uma certa perícia na construção da argumentação. Por exemplo, ainda seguindo a temática ambiental, o participante poderia construir um comentário contra-argumentativo sobre a questão das dimensões continentais do Brasil e, a partir de então, abordar que esse aspecto do país dificulta a fiscalização em se tratando, principalmente, da questão do desmatamento, das queimadas, do desperdício... o que só reforça a cultura da perdularia no país.

·         INTERVENÇÃO

A intervenção é o “calcanhar de Aquiles” de muitos candidatos, pois, muitas vezes, o participante constrói um texto perfeito, mas se  esquece de propor sugestões de melhoria à problemática desenvolvida. Muitos só concluem a redação, mas não intervêm como forma de solucionar os problemas que foram elencados anteriormente. Da mesma forma, as soluções propostas devem estar articuladas aos problemas apontados no texto e não aparecerem meramente de forma desconexas e desatreladas de tudo que fora argumentado. Na intervenção, não podem também faltar os dois agentes, as ações bem detalhadas e a finalidade do que está sendo proposto. Ainda seguindo o exemplo da questão ambiental no Brasil, leia-se:

Logo, faz-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente ponha em prática os artigos da Lei do Código Florestal que regem as questões ambientais no Brasil, por meio de uma fiscalização mais efetiva e contumaz no que tange às infrações que degradam o meio ambiente brasileiro; essas inspeções podem ser deliberadas com a contração de mais agentes para compor os órgãos fiscalizadores. Faz-se, fundamental, sobremaneira, que as Secretarias Estaduais de Educação idealizem projetos transversais de educação ambiental a serem trabalhados nas escolas, em coparticipação, principalmente, com as disciplinas de geografia e de biologia, a fim de instruir o educando do quão essencial é se viver em uma sociedade mais sustentável, pois como diria Sêneca: “Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre.”